sábado , 18 maio 2024
Home / Destaque / Açude Vieirão, em Boa Viagem, sangra após 12 anos

Açude Vieirão, em Boa Viagem, sangra após 12 anos

O açude Vieirão, em Boa Viagem, no Sertão Central, sangrou na noite desta segunda-feira, 3, após atingir sua capacidade máxima. A informação foi confirmada através dos veículos de imprensa do município, que registraram a água descendo pela parede de contenção do reservatório.

Com a sangria do Vieirão, a Bacia do Banabuiú chega a seis açudes transbordando. Os outros cinco são:

Barragem de Quixeramobim – Quixeramobim
Jabotá – Milhã
Patu – Senador Pompeu
São José I – Boa Viagem
São José II – Piquet Carneiro
A Barragem de Quixeramobim havia sido o último reservatório da bacia a sangrar, nesse domingo, 2 de abril, após 12 anos.

O Vieirão possui capacidade total de 20,70 milhões de metros cúbicos. Na manhã dessa segunda, o açude havia alcançado a marca de 88,49% de sua capacidade após um aporte de 38,2% de domingo para segunda. Foram 7,91 milhões de m³ a mais que entraram no reservatório no período.

A última vez que o Vieirão havia sangrado foi em 21 de maio de 2011. Sua sangria representa mais um suspiro de esperança para a cidade de Boa Viagem e para o Sertão Central, que convive com a seca há cerca de 10 anos. As águas seguem agora para o açude Fogareiro, em Quixeramobim, que está com 43,12% de capacidade, com 50,89 milhões de m³.

Fonte:Repórter Ceará (Foto: Magno Toy)

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Faustão recebe alta após 47 dias internado, mas seguirá sob orientações médicas

Após 47 dias de internação, Faustão, como é conhecido Fausto Silva, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (12). O ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.