sábado , 24 fevereiro 2024
Home / Destaque / Ataques a tiros matam 10 pessoas durante festa do 4 de Julho nos EUA

Ataques a tiros matam 10 pessoas durante festa do 4 de Julho nos EUA

Ataques a tiros na Filadélfia, em Baltimore e em Fort Worth, no Texas, mataram dez pessoas e feriram quase 40 durante as festividades do feriado de 4 de julho, disseram autoridades. O incidente mostra o fracasso de décadas em conter a violência armada nos Estados Unidos (EUA).

Em Fort Worth, três pessoas foram mortas e oito ficaram feridas em um atentado, após festival local para marcar o feriado do Dia da Independência dos Estados Unidos, informou a polícia nessa terça-feira, 4.

Em outro atentado na Filadélfia, na noite de segunda-feira, cinco pessoas foram mortas e duas ficaram feridas, incluindo um menino de 2 anos e um de 13, ambos baleados nas pernas, quando um suspeito armado com um AR-15 abriu fogo contra desconhecidos.

O tiroteio na noite de segunda-feira ocorreu um dia depois de duas pessoas serem mortas a tiros e 28 ficarem feridas, cerca de metade crianças, durante saraivada de tiros em festa ao ar livre, em um bairro de Baltimore.

Os motivos dos três incidentes ainda são desconhecidos.

O presidente norte-americano, Joe Biden, condenou a violência e renovou seus apelos pelo endurecimento das permissivas leis de armas dos Estados Unidos.

“Nossa nação, mais uma vez, suportou onda de atentados trágicos e sem sentido”, disse o presidente em comunicado divulgado nessa terça-feira. Ele pediu aos parlamentares republicanos “que venham à mesa para tratar de reformas significativas e de bom senso”.

Citando proteções constitucionais para a posse de armas, os republicanos no Congresso geralmente impediram as tentativas de reformar significativamente as leis de segurança de armas.Eles se opõem à pressão de Biden para restabelecer a proibição dessas armas.

Autoridades da Filadélfia pediram ações aos legisladores estaduais e federais.

“Estamos implorando ao Congresso para proteger vidas e fazer algo sobre o problema das armas nos EUA”, disse o prefeito da Filadélfia, Jim Kenney, em entrevista.

O promotor distrital da cidade, Larry Krasner, pediu aos parlamentares estaduais da Pensilvânia uma “legislação razoável” do tipo encontrado nos estados vizinhos de Nova Jersey e Delaware.

“Parte dessa legislação poderia ter feito diferença aqui”, disse Krasner na mesma entrevista.

A polícia da Filadélfia disse que o suspeito é um homem de 40 anos que portava um fuzil semiautomático AR-15 e uma pistola 9mm, que usava colete à prova de balas e uma máscara de esqui.

Os mortos tinham entre 15 e 59 anos.

A polícia de Fort Worth disse que nenhuma prisão foi feita no ataque.

“Não sabemos se isso está relacionado à vida doméstica ou a gangues. É muito cedo para dizer neste momento”, disse Shawn Murray, alto oficial da polícia.

Enquanto isso, em Baltimore, a polícia informou que está procurando vários suspeitos.

Os Estados Unidos têm enfrentado grande número de atentados a tiros e incidentes de violência armada. Só em 2023, houve mais de 340 ataques em massa no país, segundo dados coletados pelo Gun Violence Archive, que define um atentado a tiros como incidente em que pelo menos quatro pessoas são baleadas, excluindo o atirador.

Fonte:Repórter Ceará- Agência Brasil (Foto: Bastian Slabbers)

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Gretchen recebe alta após cirurgia para retirada do útero: ‘Sem dor’

Após passar por uma cirurgia para a retirada do útero, Gretchen passa bem e já está de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.