segunda-feira , 27 maio 2024
Home / Destaque / Avião Beluga retorna a Fortaleza nesta quarta-feira, 27

Avião Beluga retorna a Fortaleza nesta quarta-feira, 27

O avião cargueiro BelugaST (Airbus A300-600ST) está previsto pousar novamente no Aeroporto de Fortaleza, nesta quarta-feira, 27, às 13h25min. A aeronave recebeu esse nome por causa da semelhança com a baleia-branca, também conhecida como baleia Beluga. A decolagem da aeronave está prevista para às 14h55 do mesmo dia, com destino à Dakar, Senegal. As informações são da Fraport, empresa que administra o Aeroporto Internacional de Fortaleza Pinto Martins.

A Fraport também informou que os interessados em avistar e fotografar o “avião-baleia”, que estará estacionado no pátio próximo ao Terminal de Cargas Internacional, poderão fazê-lo apenas em área pública (lado de fora do aeroporto). Para acompanhar o trajeto do avião, clique aqui.

Foto de apoio ilustrativo: Avião Beluga, em FortalezaFoto de apoio ilustrativo: Avião Beluga, em Fortaleza (Foto: FCO FONTENELE)
Beluga: entenda por que o avião tem formato de uma baleia
O avião Beluga XL, da Airbus, foi criado para substituir o primeiro Beluga, o Airbus A300-600ST, que está em operação desde a década de 1990. Ele é uma aeronave de carga e tem 18,9 metros de altura, 63,1 metros de comprimento e fuselagem de 8,8 metros de diâmetro.
A decisão sobre o formato da aeronave partiu dos próprios funcionários da Airbus. Isso porque foi realizada uma votação para saber em qual modelo o avião seria, e o da baleia ganhou com 40% dos votos.
Em entrevista à CNN, Travel Bertrand George, chefe do programa Beluga XL, disse que o modelo ganhou a admiração até mesmo de crianças. A reação não é à toa, pois o formato escolhido para o equipamento foi a da baleia Beluga, conhecida também como baleia-branca, que habita a região ártica e subártica.

Fonte:opovo.

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Faustão recebe alta após 47 dias internado, mas seguirá sob orientações médicas

Após 47 dias de internação, Faustão, como é conhecido Fausto Silva, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (12). O ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.