sábado , 18 maio 2024
Home / Destaque / Boi de reisado Estrela e Boi Lamparim fazem cortejo neste domingo, 21, pelas ruas do centro de Quixeramobim

Boi de reisado Estrela e Boi Lamparim fazem cortejo neste domingo, 21, pelas ruas do centro de Quixeramobim

No próximo domingo, 21, em alusão ao Dia do Folclore, comemorado no dia 22 de agosto, as ruas do centro de Quixeramobim serão palco de um grande encontro entre dois bois de reisados. Brincantes do tradicional Boi Estrela e do novato Boi Lamparim vão participar de um cortejo que sairá, às 16h30, do Memorial Antônio Conselheiro em direção à Casa de Antônio Conselheiro. Ao final do cortejo, os brincantes e público em geral farão uma festa aberta e gratuita na rua em frente à Casa de Antônio Conselheiro.

O Cortejo de Reisado, organizado pela Casa de Antônio Conselheiro, equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (SECULT-CE) e gerido pelo Instituto Dragão do Mar, homenageia Antônio Batista da Silva, o Mestre Piauí, um dos principais responsáveis por manter viva em Quixeramobim a festa de expressão popular. Piauí ganhou o título de Mestre da Cultura Popular Tradicional do Governo do Estado em 2005 e em 2016 foi reconhecido com o Título de Notório Saber em Cultura Popular pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Piauí morreu em 2019.

O Boi Estrela, do Mestre Piauí, atualmente é comandado por um dos seus filhos, o músico Francisco Edvane Ferreira da Silva. Já o Boi Lamparim é resultado de um trabalho de pesquisa da Cia Lamparim de Circo e Teatro, criada em 2012 e que faz apresentações culturais em Quixeramobim e cidades vizinhas. No cortejo de domingo, o encontro dos dois reisados deve reunir personagens tradicionais do boi de reisado como o Boi, a Burrinha, o Bode, o Jaraguá, a Alma e a Catirina do Boi Estrela com bonecos mamulengos e arte circense e lúdica do Boi Lamparim.

Mais programação no final de semana

Na sexta-feira, 19, às 19 horas, será exibido na Casa de Antônio Conselheiro o documentário “Damas de Barro”, produzido e finalizado em processos de formação audiovisual realizados em Quixeramobim, entre 2014 a 2020. O filme conta a trajetória de quatro mulheres que vivem na zona rural de Quixeramobim e fazem utensílios de barro para vender e sustentar suas famílias.

Após a exibição, haverá bate-papo com alguns dos realizadores do documentário: Lucas Azevedo (Montagem de Edição), Ellen Andrade (Câmera), Mayara Albuquerque (Som), Hariel Holanda (Assistência e captação de som), Maria Oliveira (Produção de campo) e Jhonatan Freitas (Assistência de produção). A partir das 21 horas, no anfiteatro da Casa, a cantora Rayná Rodrigues apresenta o show “Rayná canta Belchior e outras brasilidades”.

Serviço

A Exposição Tramas de Belo Monte, com exposições das artistas Luci Sacoleira, Renata Santiago, Simone Barreto, e Tibico Brasil, continua em cartaz na Casa de Antônio Conselheiro. A curadoria da Exposição é de Danilo Almeida Patrício e Osvaldo Costa Martins. A entrada é gratuita e não precisa de agendamento. Mais informações: (88) 99729.5223.

Endereço: Rua Cônego Aureliano Mota, 210 – Quixeramobim

Fonte:Repórter Ceará (Foto: Secult/Quixeramobim)

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Faustão recebe alta após 47 dias internado, mas seguirá sob orientações médicas

Após 47 dias de internação, Faustão, como é conhecido Fausto Silva, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (12). O ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.