sábado , 18 maio 2024
Home / Destaque / Capacete Elmo é premiado no Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva em Brasília

Capacete Elmo é premiado no Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva em Brasília

A pesquisa Elmo Registry, desenvolvida pela Gerência de Pesquisa em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins (ESP/CE), recebeu o prêmio nacional da categoria Insuficiência Respiratória, durante a cerimônia de encerramento do Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI), que aconteceu no último sábado, 12, em Brasília.

O capacete Elmo foi desenvolvido em tempo recorde e salvou milhares de vidas durante as primeiras ondas da pandemia da covid-19. O estudo, apresentado pela fisioterapeuta integrante da equipe de desenvolvimento do dispositivo, Betina Tomaz, avaliou, até o momento, fichas médicas de 1.570 pacientes internados entre novembro de 2020 e novembro de 2021, em três unidades de saúde de Fortaleza, sendo duas delas da Rede Sesa: Hospital Estadual Leonardo Da Vinci (Helv) e Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), além de uma particular. O resultado prévio sinalizou que 66% dos pacientes que utilizaram o dispositivo não precisaram ser intubados.

“Na cerimônia, foram reconhecidos os melhores trabalhos de cada categoria. Com o prêmio, além do destaque, a pesquisa ganhou também um valor simbólico, que ajudará na publicação final do artigo. Foi uma grata surpresa”, comemorou Betina.

De acordo com o idealizador do capacete e superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, que também esteve no Congresso e mediou uma mesa redonda sobre Insuficiência Respiratória e Ventilação Mecânica, os dados foram bem divulgados no evento. “Betina Tomaz apresentou brilhantemente os resultados preliminares do estudo Elmo Registry. Ganhar esse prêmio é um importante reconhecimento para seguirmos firmes na pesquisa e na inovação”, disse.

Quem subiu no palco representando a equipe autora do trabalho foi o pediatra e presidente da Sociedade Cearense de Terapia Intensiva (Soceti), Ricardo Sidou. “Recebemos com muita alegria e orgulho. Fico emocionado porque esse dispositivo salvou muita gente e essa é a nossa missão”, discursou.

Congresso

O Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI) aconteceu em Brasília, de quinta-feira (10) até sábado (12). No total, foram mais de 260 palestrantes nacionais e internacionais, além de 11 atividades simultâneas ao longo dos três dias de evento.

Entre os convidados, estavam profissionais de vários estados brasileiros e de países como Estados Unidos, Itália, Espanha, Bélgica, Inglaterra, Portugal, Alemanha, Canadá e França. A edição foi marcada pela retomada das atividades, após uma pausa de dois anos devido à pandemia.

Fonte:Repórter Ceará

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Faustão recebe alta após 47 dias internado, mas seguirá sob orientações médicas

Após 47 dias de internação, Faustão, como é conhecido Fausto Silva, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (12). O ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.