terça-feira , 23 abril 2024
Home / Destaque / Ceará deve receber mais de 130 mil turistas no feriadão do Carnaval

Ceará deve receber mais de 130 mil turistas no feriadão do Carnaval

Após dois anos sem grandes expectativas por conta da pandemia de Covid-19, o feriadão do Carnaval deve resultar em números positivos para a economia cearense. A estimativa da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur) é um aumento de 18,8% de turistas em relação ao mesmo período de 2022. Se confirmada a projeção, ao longo dos quatro dias de folia, o estado deve receber 133 mil viajantes, ante 112 mil registrados no ano passado.

O impacto deve ser de R$ 292,5 milhões de receita direta em toda cadeia produtiva do turismo, o que deve representar um crescimento de 41,2% em relação ao mesmo período de 2022. Com relação aos empregos gerados, o SINE/IDT está disponibilizando 1.226 oportunidades para o período. A maior parte das vagas será para o segmento de bares e restaurantes que incluem cozinheiros, auxiliares de cozinha, garçons e profissionais da limpeza.

Essa tendência de oportunidades para o serviço de alimentação se confirma com a projeção da Associação das Barracas da Praia do Futuro, que vai abrir 400 novos postos de trabalho para quem tem interesse em atuar nos estabelecimentos. Essas contratações devem representar um incremento de 20%. “Os números que levantamos são bastante positivos. O Carnaval é uma festa linda, democrática e muito importante para o turismo, com impacto em toda sua cadeia produtiva, gerando mais emprego e renda. O turismo no Ceará, assim como em todo o Brasil, tem uma contribuição imensa na economia e, ao longo dos quatro dias de festa, apostamos que isso será confirmado”, avalia a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.

Ocupação hoteleira

De acordo com o Departamento de Estudos e Pesquisas da pasta, cerca de 57.172 famílias que irão desembarcar no Ceará para aproveitar o feriado de Carnaval devem se hospedar e permanecer na capital para aproveitar a programação carnavalesca e cultural.

A ocupação da rede deve atingir 87,1%, distribuída em flats (89,3%), seguida por hotéis (88,5%), albergues (81,7%) e pousadas (78,4%). O levantamento identificou ainda que, em boa parte dos flats e hotéis, as taxas de ocupação podem chegar a 100%.

Destinos mais buscados

Em todo o Ceará, folia é o que não vai faltar. Mas em relação aos locais mais buscados, Jericoacoara lidera o ranking, com 96,6% da preferência dos turistas, seguida por Guaramiranga, com 93,3%, Canoa Quebrada (90,5%), Cumbuco (89,5%), Flecheiras/Mundaú (88,2%), Porto das Dunas (88,1%) e Praia das Fontes/Morro Branco (82,5%).

Desde a retomada das atividades, o turismo no Ceará vem se destacando cada vez mais como um importante setor para o impulsionamento da economia. A capital Fortaleza, por exemplo, foi apontada como o destino mais procurado por turistas brasileiros durante todo o ano de 2022. Além disso, a Terra da Luz também figura entre as dez cidades mais procuradas para o período carnavalesco deste ano, segundo dados de uma das maiores agências de viagens on-line do Brasil.

Fonte:Repórter Ceará

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Faustão recebe alta após 47 dias internado, mas seguirá sob orientações médicas

Após 47 dias de internação, Faustão, como é conhecido Fausto Silva, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (12). O ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.