sexta-feira , 12 abril 2024
Home / Destaque / Ceará recebe primeiras doses da vacina contra a varíola dos macacos

Ceará recebe primeiras doses da vacina contra a varíola dos macacos

O Ceará recebeu, na manhã desta terça-feira, 14, as primeiras vacinas contra a mpox (varíola dos macacos). Ao todo, foram destinadas ao Estado 640 doses, que serão usadas para D1 e D2. As informações foram confirmadas ao OPINIÃO CE pela Secretaria da Saúde (Sesa) do Ceará. Segundo a pasta, os imunobiológicos estão acondicionados na Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), congelados entre -25ºC e -15ºC, conforme indicação do Ministério da Saúde (MS).
A Sesa não detalhou quando a imunização terá início no Ceará. Na última semana, o MS anunciou o envio de 46 mil doses a estados e municípios para campanha de vacinação contra a doença.
Uma vez descongeladas, as vacinas devem ser mantidas de +2°C a +8°C, por até oito horas. “A Sesa está consolidando fluxos, considerando a estrutura logística e operacional para a estratégia de imunização, e articulando com os serviços ambulatoriais especializados e laboratórios, de acordo com perfil dos grupos recomendados pelo MS“, disse a pasta estadual, em nota.
Conforme a Sesa, serão vacinados, nesse primeiro momento, “homens cisgêneros, travestis e mulheres transexuais a partir de 18 anos vivendo com HIV/aids com resultado obtido no último exame, identificados com status imunológico de contagem de linfócitos T CD4 inferior a 200 células nos últimos 6 meses, além de profissionais de laboratório que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em equipamentos com nível de biossegurança 3 (NB-3), de 18 a 49 anos de idade”.
A vacina a ser utilizada é a Jynneos que, segundo o Ministério da Saúde, é uma “vacina viva”, produzida a partir da cepa Vaccinia Ankara-Bavarian Nordic (MVA-BN) modificada, um Orthopoxvírus atenuado e não replicante contra varíola e varíola de macaco. O imunizante induz respostas imunes humorais e celulares aos Orthopoxvírus. O esquema de vacinação é de duas doses (com 0,5 ml cada), com quatro semanas de intervalo (28 dias). Ela é indicada para uso em adultos com idade igual ou superior a 18 anos.
Fonte:lindomarrodrigues.com

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Romance entre Fiuk e Deolane Bezerra repercute na web e ganha comparação com outro casal famoso

Deolane Bezerra e Fiuk formam o novo casal do momento. O romance viralizou após eles serem vistos juntos, durante o ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.