sábado , 18 maio 2024
Home / Destaque / Centec lança novo curso técnico focado na pecuária leiteira em Quixeramobim
FATEC QUALI LEITE QUIXADA

Centec lança novo curso técnico focado na pecuária leiteira em Quixeramobim

A Faculdade de Tecnologia Centec Sertão Central (Fatec SC), mantida pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), está com inscrições abertas para o processo seletivo da primeira turma do curso técnico de Leite e Derivados.

O curso é gratuito e tem duração de dois anos. As aulas serão presenciais e realizadas no campus da faculdade, em Quixeramobim. As inscrições para o processo seletivo devem ser feitas por meio do site www.centec.org.br. São ofertadas 45 vagas para o semestre 2023.1.

O diretor da Fatec Sertão Central, professor Jardel Paixão, relata que um levantamento feito pela faculdade desde 2016 atestou a carência da região por profissionais capacitados na cadeia do leite. “Identificamos a necessidade de termos um curso capaz de preparar profissionais focados especificamente no armazenamento e processamento de leite e seus derivados. Quando tratamos também do processamento de queijos artesanais e de produtos finos de origem láctea, existe demanda por profissionais para essa função.”

Segundo o professor Cláudio Gonçalves, coordenador do Eixo Tecnológico de Produção Alimentícia da Fatec Sertão Central, o novo curso surge também a partir da experiência da faculdade com o Laboratório da Qualidade do Leite (LaqLeite), que realiza análises de leite para produtores da região a preço de custo. “Esse curso técnico objetiva formar e lançar profissionais para o mercado de trabalho a fim de fortalecer a cadeia do leite. Faz parte das competências que serão desenvolvidas nas disciplinas do curso melhorar ainda mais a qualidade do leite produzido pelos produtores da região.”

A criação do curso acontece em um momento de expansão do setor: a Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec) projeta que a produção de leite no estado passará para 1,6 bilhão de litros anualmente nos próximos 10 anos. “O curso é o primeiro do tipo no nosso estado. Muitos que buscavam essa formação precisavam ir para outros estados. É uma satisfação poder vivenciar a oferta deste curso. Temos um quadro docente especializado e uma estrutura de laboratório e de campo preparados para as aulas teóricas e práticas”, descreve o professor Cláudio Gonçalves.

Serviço

Processo seletivo para o Curso Técnico em Leite e Derivados
Local:
 Fatec Sertão Central, em Quixeramobim
Inscrições: 20 de setembro a 09 de novembro de 2022 pelo site www.centec.org.br

Fonte:quixeramobimagora

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Faustão recebe alta após 47 dias internado, mas seguirá sob orientações médicas

Após 47 dias de internação, Faustão, como é conhecido Fausto Silva, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (12). O ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.