A maior competição de clubes disputada no mundo está de volta com seu repertório repleto de craques e grandes equipes. A fase de grupos da Liga do Campeões da Europa começa nesta terça-feira (06) em mais uma temporada que promete entregar grandes jogos aos fãs do torneio.
Às 13h45 (horário de Brasília) acontecem os primeiros confrontos em busca da ‘orelhuda’. A bola rola para Dínamo x Chelsea e Borussia Dortmund x Copenhague. Às 16h (horário de Brasília) mais seis confrontos serão disputados: PSG X Juventus; Sevilla x City; Celtic x Real Madrid; RB Salzburg x Milan; Benfica x Maccabi Haifa e RB Leipzig x Shaktar Donestk.
O Jogada traz um guia completo do que esperar e ficar de olho em todos os grupos da edição 2022/2023 para o torcedor não perder nada durante a competição.
GRUPO A
Composto por Ajax, Liverpool, Napoli e Rangers, o Grupo A traz confrontos bem interessantes.
Campeão da Liga Holandesa, o Ajax é o cabeça do grupo. Em um recorte recente, a equipe é lembrada por fazer belas campanhas como a de 2019 que elimonou o poderoso Real Madrid e revelou um time cheio de jovens talentos como Frenkie De Jong, De Ligt e Van de Beek.
Depois da saída do treinador Erik ten Hag, responsável pelos últimos feitos históricos do clube, a equipe vive um momento de transição. O time perdeu mais da metade dos jogadores titulares da última temporada, entre eles o brasileiro Antony, vendido ao Manchester United.
O Liverpool, atual vice-campeão do torneio, começou a temporada com o pé esquerdo. No sentido ruim da expressão. Osreds estão apenas na 7ª colocação da Premier League com duas vitórias em seis jogos. O time cheio de craques como Salah, Van Dijk e Firmino perdeu uma de suas peças mais importantes: Sadio Mané. Mesmo em baixa, o time de Klopp ainda dispara como um dos favoritos e possível protagonista de confrontos memoráveis em Anfield.
Legenda: Camisa 11 é a grande esperança individual do Liverpool
Foto: Divulgação/Liverpool
O Napoli promete ser um adversário difícil para os oponentes de grupo. O time também sofreu baixas importantes na janela de transferências, como Lorenzo Insigne, Dries Mertens, Kalidou Koulibaly e Fabián Ruiz, mas começou forte na Serie A. O time lidera o campeonato nacional e ainda não foi derrotado na temporada. O ponta Khvicha Kvaratskhelia, recém chegado ao clube, chama a atenção com boas atuações.
Fechando o grupo, o Rangers, da Escócia, é atual vice-campeão da Liga Europa. O time está de volta à Champions pela primeira vez desde 2011 após uma vitória dramática sobre o PSV nos play-offs. Considerado o azarão do grupo o time gosta de questionar estatísticas e promete dar trabalho.
GRUPO B
Com Porto, Atlético de Madrid, Leverkusen e Club Brugge, o Grupo B tem como característica um futebol mais pegado.
Com o xerife Pepe comandando a zaga, o Porto faz um bom início de temporada. No Campeonato Português a equipe sofreu gols em apenas dois jogos dos cinco que já disputou e, no mesmo período, marcou 12 gols. O time de Sergio Conceição promete continuar dando trabalho no torneio continental.
Por outro lado, o tradicional Atlético de Madrid comandado por Diego Simeone tem um começo difícil e chega irregular na competição. Pelo Campeonato Espanhol, a equipe ocupa a 7ª colocação e não tem saldo entre defesa e ataque.
Embora tenha peças poderosas na frente, como João Félix, Griezmann e Morata, e um dos melhores goleiros do mundo defendendo suas traves, os colchoneros marcaram apenas quatro gols até aqui e sofreram mais quatro. Entretanto, a equipe tem fama de cascuda em mata-mata e é osso duro de roer em todas as temporadas.
🤯 ¡Qué cerca estuvo el segundo!
¡Vaya obús de Giménez! 💥🚀
Já o alemão Bayer Leverkusen tem o pior início de temporada do grupo. Na Bundesliga, foram cinco jogos com apenas uma vitória e quatro derrotas. A equipe certamente terá dificuldades nos confrontos do grupo. A ausência de Florian Wirtz, lesionado, é sentida por um elenco relativamente jovem, e é improvável que ele participe da fase de grupos.
A esperança do Club Brugge na Champions é o ponta dinamarquês Andreas Skov Olsen que faz um grande começo de temporada. Embora tenha sofrido com perdas no elenco, a equipe belga vem de cinco jogos de invencibilidade e espera fazer grandes resultados na competição continental.
GRUPO C
O temido e sempre presente grupo da morte! Considerado o mais difícil entre os oito, o Grupo C tem como integrantes: Bayern de Munique, Barcelona, Inter de Milão e Viktoria Plzen.
Visto como favorito entre os quatro times, o Bayern será obrigado a enfrentar seu ex camisa 9, Robert Lewandowisk, que deixou a equipe para compor o Barcelona. Entretanto, Sadio Mané vem fazendo boas atuações na equipe que já conta com grandes nomes como Muller,Sané e Coman. Embora tenha tido um começo irregular na Bundesliga, a equipe é uma das mais tradicionais do continente europeu e gosta de protagonizar grandes goleadas.
O Barcelona todo reformulado e cheio de novidades é uma incógnita interessante. A equipe catalã tem grandes nomes no elenco e os novos atacantes, Lewandowisk e Raphinha, já se sentem em casa no Camp Nou. O time vem de uma eliminação precoce na fase de grupos da última temporada e precisa dar resultados depois da janela de transferências que fez. A equipe de Xavi ainda não perdeu no Campeonato Espanhol e quer se vingar das goleadas sofridas pelo Bayern nos últimos anos.
A Inter de Milão quer voltar a colocar a Itália no topo da Europa. O time estrelado com a volta de Romelu Lukaku não começou em alta na Serie A, mas tem grandes chances de se dar bem na Champions. O único empecilho: sair vivo do grupo da morte.
Já o Viktoria Plzen aparece, pelo menos por enquanto, como figurante do grupo. A equipe da República Tcheca deu azar no sorteio e, embora venha fazendo um bom início de temporada, não deve ir muito longe. A não ser que a famosa zebra venha á tona.
GRUPO D
Eintracht Frankfurt, Tottenham, Sporting e Olympique de Marseille são as grandes estrelas do Grupo D.
Vencedor da última Liga Europa, o Frankfurt, que derrotou o Barcelona na sua campanha campeã, é o cabeça de chave. A equipe perdeu apenas Filip Kostic do elenco principal da temporada passada e caiu em um grupo relativamente fácil. A equipe quer repetir feitos históricos e deve surpreender positivamente, apesar de não ter poder de fogo em um possível mata-mat.
O londrino Tottenham está de volta à elite da Europa. Entretanto, o histórico do treinador Antonio Conte na competição deixa um ar de insegurança em volta da equipe. Harry Kane certamente é o grande nome para ficar de olho. O Spurs deve passar tranquilamente á próxima fase.
O Sporting chegou ás oitavas de final na última edição da Liga, mas perdeu muito com as saídas de Matheus Nunes e João Palhinha. A equipe começou mal o campeonato nacional e não deve repetir grandes atuações na Champions.
Já o Olympique de Marsellie teve um início bem turbulento. Jorge Sampaoli deixou o comando do time ainda na pré-temporada substituído por Igor Tudor. Até aqui, o trabalho tem sido bom. A equipe está invicta na Ligue 1 e conta com nomes experientes no ataque como Alexis Sanchéz e Dimitri Payet. Os franceses podem surpreender positivamente.
GRUPO E
Milan, Chelsea, RB Salzburg e Dínamo compõe o Grupo E.
O gigante italiano tenta recuperar seus anos de glória no continente e, para isso, conta com o talento de Rafael Leão e Charles De Ketelaere. A dupla promete bagunçar as defesas adversárias e os dois vêm fazendo um ótimo começo de temporada. Passar da primeira fase na Champions é um dos principais objetivos da equipe na temporada.
O Chelsea chega com algumas baixas importantes para enfrentar a Liga dos Campeões. O time de Tuchel já viveu safras melhores e, esse ano, pode estar abaixo em rendimento. Sem uma referência na área e uma defesa passando por uma fase de reconstrução, os blues podem encontrar problemas no meio do caminho. Entretanto, o Bicampeão europeu é sempre uma camisa difícil de ser batida.
Depois de fazer história na temporada passada, os jovens talentos do RB Salzburg querem repetir o feito de se classificar para a fase de mata-mata da Champions. Apesar de terem perdido peças importantes, a equipe conta com o jovem e bom atacante Benjamin Sesko para cumprir a missão, que não será fácil.
O Dínamo Zagreb é quem fecha o grupo. O campeão croata é o coadjuvante entre os adversários. Mas conta com o goleador Bruno Petkovic para tentar surpreender na competição.
GRUPO F
O grupo do atual, e maior, vencedor da Liga dos Campeões: Real Madrid. O time merengue, claro, é a grande estrela do grupo. RB Leipzig, Shakthar Donetsk e Celtic são os adversários do gigante espanhol.
O Real Madrid de Carlo Ancelotti não deverá encontrar grandes dificuldades para se classificar na primeira colocação. O time é o grande favorito com sobras, tem o elenco mais qualificado e a camisa mais pesada entre os rivais de grupo. Estrelas como Karim Benzema, Vinícius Jr, Modric e Kross devem brilhar em campo em mais uma temporada.
Legenda: Os brasileiros Vinícius Jr, Rodrygo e Militão são peças fundamentais da equipe
Foto: Divulgação/ Real Madrid
O começo de temporada do bom elenco do RB Leipzig definitivamente não é animador. A equipe só tem uma vitória em cinco jogos e vem sofrendo muitos gols. O ataque também está em baixa, a esperança será que Christopher Nkunku possa redescobrir rapidamente seu desempenho de 2021/22.
Já o Shakthar enfrenta problemas muito maiores do que apenas dentro de campo. Devido a guerra na Ucrânia, o time perdeu muitos jogadores estrangeiros que optaram por deixar o país. O elenco é muito mais fraco que aquele que terminou a última Champions no último lugar do grupo. As chances de sucesso nessa temporada são ainda menores.
De volta à fase de grupos da Liga dos Campeões pela primeira vez em cinco anos, o Celtic não será um adversário fácil, principalmente pela atmosfera gerada em Parkhead. Entretanto, o contexto continental é completamente diferente do que esse elenco está acostumado a lidar. Por isso, um terceiro lugar deve ser o máximo que a equipe deva alcançar.
GRUPO G
Outro grupo com confrontos apetitosos. Manchester City, Sevilla, Borussia Dortmund e Copenhague são os integrantes do Grupo G.
O forte City comandado por Guardiola sempre chega como um dos favoritos ao título. Dessa vez, não é diferente. Com o reforço de Haaland, último artilheiro da compeitção, a equipe fica ainda mais letal. O time cheio de estrelas é organizado por Kevin De Bruyne, outro grande nome no elenco dos ingleses. Em busca da taça inédita, a equipe é a grande favorita do grupo e não deve ter grandes dificuldades para avançar de fase.
Já o Sevilla não chega muito animado. O time espanhol coleciona tropeços em um dos piores começos de temporada da equipe nos últimos anos. A equipe ainda não venceu na temporada e a confiança está em baixa na Andalucia. Os comandados de Lopetegui têm muito talento, mas precisam de uma reação rápida se quiserem chegar mais longe na Champions.
A perda de Haaland certamente pesará na conta do Borussia Dortmund. Mesmo com o craque norueguês na equipe na última temporda, o time não conseguiu a classificação para o mata-mata. Jude Bellingham e Karim Adeyemi podem intensificar e consolidar o ataque e seus próprios status como estrelas em ascensão, mas chegar em uma final parece além do Dortmund desta vez.
O jovem time do Copenhague terá que se esforçar na disputa do difícil Grupo G. Os talentos da equipe se destacam nas competições que participam e foram muito bem nos play-offs. Mas será preciso muito mais para passar de fase. Ficar de olho no meia-atacante Pep Biel, que marcou 18 gols em todas as competições na temporada passada e, nesta atual, fez cinco gols em seis jogos.
GRUPO H
O último grupo dessa primeira fase é composto por: PSG, Juventus, Benfica e Maccabi Haifa.
O time de estrelas da França, claro, é o grande favorito. Liderados pelo trio Messi, Neymar e Mbappé, a equipe inicia mais uma vez a luta pelo título da Liga dos Campeões. Nos últimos ano o PSG tem chegado sempre como um dos favoritos, mas também coleciona eliminações doídas.
Para 2022/2023 as esperanças foram renovadas junto com o contrato de Mbappé. O trio de ataque segue completo e, dessa vez, mais entrosado. Enquanto Messi é o garçom da equipe na temporada, Neymar e Mabappé vêm aproveitando bem as chances de finalizações, apesar dos boatos de crise no vestiário.
A Juventus chega pressionada mais uma vez. Depois de passar um longo período sendo absoluta na Itália, o time comandado por Allegri precisa voltar a se provar na Europa. O retorno de Paul Pogba foi adiado devido a uma lesão e o time já perdeu pontos no Campeonato Italiano. Na disputa por vaga no grupo, a equipe precisa ficar atenta nos confrontos.
Sem precisar de grandes esforços, o Benfica passou com tranquilidade pelos play-offs. Claro, o atacante Darwin Nunes deixou uma grande lacuna no elenco, mas Gonçalo Ramos vem se saindo bem na função. Não seria nenhuma surpresa ver o escudo do time português entre os classificados para as oitavas de final.
O Maccabi Haifa está na Liga dos Campeões pela terceira vez em sua história. O time de Israel derrotou Estrela Vermelha e Olympiacos nos play-offs. Entretanto, entre os adversários do grupos, é improvável que a equipe apareça como ameaça no decorrer dos confrontos.
Cleo está planejando a quarta festa de casamento com Leandro D’Lucca. O projeto foi compartilhado pela cantora ...
DEIXAR UM COMENTÁRIO
Política de moderação de comentários:
A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.