segunda-feira , 27 maio 2024
Home / Destaque / Cientistas criam diagnóstico de anticorpos da Covid que não requer amostra de sangue
In this picture taken on April 29, 2020, an engineer works at the Quality Control Laboratory on an experimental vaccine for the COVID-19 coronavirus at the Sinovac Biotech facilities in Beijing. - Sinovac Biotech, which is conducting one of the four clinical trials that have been authorised in China, has claimed great progress in its research and promising results among monkeys. (Photo by NICOLAS ASFOURI / AFP) / TO GO WITH Health-virus-China-vaccine,FOCUS by Patrick Baert

Cientistas criam diagnóstico de anticorpos da Covid que não requer amostra de sangue

Cientistas do Japão desenvolveram um novo método baseado em anticorpos para a detecção rápida do coronavírus que não requer amostra de sangue.

Uma das principais técnicas para o diagnóstico da Covid-19 consiste na coleta de amostras do nariz e da garganta com a utilização de um longo cotonete (swab). No entanto, a aplicação pode levar de 4 a 6 horas e depende de equipamento especializado e profissionais de saúde para a coleta.

Tiras de teste com base em nanopartículas de ouro estão atualmente em uso para o diagnóstico da doença. Embora produzam resultados sensíveis ​​em 10 a 20 minutos, exigem amostras de sangue coletadas por meio de uma picada no dedo.

Os pesquisadores do Japão sugerem um método alternativo e complementar para a confirmação da infecção que envolve a detecção de anticorpos específicos para o vírus SARS-CoV-2. Os detalhes da metodologia foram publicados na revista Scientific Reports.

“Para desenvolver um ensaio de detecção minimamente invasivo que evitasse essas desvantagens, exploramos a ideia de amostrar e testar o fluido intersticial, localizado nas camadas da epiderme e da derme da pele humana. Embora os níveis de anticorpos no fluido sejam aproximadamente 15%-25% daqueles no sangue, ainda era viável que os anticorpos IgM/IgG anti-SARS-CoV-2 pudessem ser detectados e que o fluido pudesse atuar como um substituto direto para a amostragem de sangue”, afirma o pesquisador Leilei Bao, do Instituto de Ciência Industrial da Universidade de Tóquio, autor principal.

O fluido intersticial é uma solução aquosa transparente, presente entre as células. A substância é produzida a partir do plasma, pela filtração através das paredes dos locais onde ocorrem as trocas entre o sangue e os tecidos.

Depois de demonstrar que o fluido intersticial pode ser adequado para detecção de anticorpos, os pesquisadores desenvolveram uma abordagem de amostragem e teste.

“Primeiro, desenvolvemos microagulhas porosas biodegradáveis ​​feitas de ácido polilático que extraem o fluido intersticial da pele humana”, explica Beomjoon Kim, autor do estudo. “Então, construímos um biossensor de imunoensaio baseado em papel para a detecção de anticorpos específicos para SARS-CoV-2”.

A partir da integração entre esses dois elementos, os pesquisadores criaram um modelo compacto capaz de detectar os anticorpos no local em três minutos.

Para os especialistas, o novo dispositivo tem potencial para a triagem rápida de Covid-19 e de outras doenças infecciosas.

Fonte:cnnbrasil

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Faustão recebe alta após 47 dias internado, mas seguirá sob orientações médicas

Após 47 dias de internação, Faustão, como é conhecido Fausto Silva, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (12). O ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.