terça-feira , 16 abril 2024
Home / Destaque / Cometa PanSTARSS passará pela Terra no dia 14 de julho

Cometa PanSTARSS passará pela Terra no dia 14 de julho

Os curiosos das belezas do espaço poderão acompanhar a passagem do cometa “C/2017 K2”, também conhecido como “PanSTARSS”, em seu ponto mais próximo da Terra, no meio deste mês de julho. De acordo com astrônomos, este é um dos maiores cometas já descobertos. Espera-se que o cometa se aproxime da Terra o mais próximo possível em 14 de julho de 2022.

O cometa tecnicamente pode ser observado agora – desde que você tenha um telescópio. Na referida data, porém, ele estará a 1,8 unidade astronômica (UA), o que dá em torno de 270 milhões de km de distância da Terra, com um brilho de nove pontos de magnitude.
A melhor forma de vê-lo será com um telescópio, mas alguns binóculos podem ser capazes de capturá-lo em julho. Para quem mora no hemisfério Norte, ele ainda deve ser visualizado até partes de setembro, quando migrará a trajetória sentido hemisfério sul.

Entretanto, para ambos os “lados” da Terra, nesta época ele já estará bem difuso em seu brilho. Depois de setembro, ele deve passar perto de Marte, onde estará invisível para nós. As informações são dos portais Olhar Digital e Universe Space Tech.
Cometa PanSTARSS
O PanSTARRS é um cometa que vem da Nuvem de Oort – tida por astrônomos como a “divisa” entre o nosso sistema solar e o chamado “espaço interestelar”. Os astrônomos descobriram este cometa pela primeira vez há mais de cinco anos – em maio de 2017. Na época, era o cometa ativo mais distante já encontrado, de acordo com funcionários da Agência Espacial Americana (Nasa).
Segundo observações do Telescópio Espacial Hubble, o núcleo do cometa tem cerca de 18 quilômetros de diâmetro.
Vale lembrar, porém, que cometas são objetos bastante imprevisíveis quanto mais se aproximam do Sol. Apesar de as projeções dos astrônomos serem bem firmes, nada impede o PanSTARSS de se tornar mais ativo e começar a brilhar com mais intensidade antes do previsto, ou ainda de se despedaçar e desaparecer no céu.

O que são cometas?
Segundo a Nasa, os cometas são “bolas de neve cósmicas de gases congelados, rochas e poeira”. Eles são formados a partir do material que sobrou após a formação do Sistema Solar.
Quando um cometa se aproxima do Sol, ele aquece, e o material da superfície evapora, formando uma cauda de partículas de gás e poeira direcionadas para longe da grande estrela. Atualmente, existem 3.743 cometas conhecidos em nosso Sistema Solar.

Fonte:opovo.com.br/noticias/mundo

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Faustão recebe alta após 47 dias internado, mas seguirá sob orientações médicas

Após 47 dias de internação, Faustão, como é conhecido Fausto Silva, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (12). O ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.