sábado , 18 maio 2024
Home / Destaque / Comissão da AL debate financiamento do Hospital Regional de Iguatu nesta terça, 9

Comissão da AL debate financiamento do Hospital Regional de Iguatu nesta terça, 9

A Comissão de Previdências Social e Saúde da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) promove, nesta terça-feira, 9, a partir das 14h, audiência pública para propor soluções ao custeio do Hospital Regional de Iguatu, assim como a construção do Hospital Regional do Centro-Sul. De iniciativa do deputado Marcos Sobreira (PDT), o debate ocorre no Complexo de Comissões Técnicas da Casa.

O parlamentar observa no requerimento de solicitação que o Hospital Regional de Iguatu é a maior unidade de saúde da região Centro-Sul do Ceará e atende exclusivamente pacientes do SUS, oferecendo serviços de urgência e emergência, traumatologia, ginecologia, obstetrícia, neonatologia, clínica médica e pediátrica.

Nos últimos quatro meses de 2022, com base em dados da Secretaria de Saúde, o hospital prestou cerca de 30 mil atendimentos, realizou 2.009 internações, 27.376 exames, 315 cirurgias e 436 partos. Para o deputado, é crucial garantir o financiamento adequado para manter a qualidade dos serviços prestados pelo hospital.

“Mesmo com o aporte financeiro através do custeio da saúde, é visível e notório que a população do Centro-Sul necessita e precisa urgentemente da implantação e construção de um Hospital Regional do Centro-Sul”, defende.

Além disso, conforme acrescenta, a região Centro-Sul precisa “urgentemente” de um novo hospital regional, que poderá beneficiar, segundo o parlamentar, cerca de 500 mil pessoas e oferecer serviços de emergência e urgência, centro de imagem e diagnóstico, centro de parto, centro cirúrgico, enfermarias clínicas, cirúrgica, traumatológica e pediátrica, 30 leitos, unidades de cuidados intermediários neonatais e UTIs neonatal, pediátrica e adulto, além de espaço para ensino e pesquisa, com uma equipe multidisciplinar de 31 especialidades médicas.

Foram convidados para o debate representantes da Secretaria da Saúde do Estado, Superintendência Estadual de Saúde, Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), União dos Vereadores e Câmaras do Ceará (UVC), Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) e Ministério Público de Iguatu.

Fonte:Repórter Ceará

 

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Faustão recebe alta após 47 dias internado, mas seguirá sob orientações médicas

Após 47 dias de internação, Faustão, como é conhecido Fausto Silva, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (12). O ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.