sábado , 24 fevereiro 2024
Home / Destaque / Estudantes de Quixeramobim entregam carta a vereadores reivindicando políticas públicas para jovens

Estudantes de Quixeramobim entregam carta a vereadores reivindicando políticas públicas para jovens

Na manhã da última quarta-feira, 14 de setembro, alunos e alunas das turmas de 2º Ano da EEMTI Cel. Humberto Bezerra participaram da sessão da Câmara Municipal de Quixeramobim, acompanhados da Diretora da instituição, Liduína Simão e do professor João Paulo. O objetivo foi a leitura e entrega de uma Carta Aberta sobre criação de políticas públicas de acesso à universidade e de estágio e/ou primeiro emprego para jovens estudantes pós Ensino Médio. O grupo foi recebido na Casa Legislativa e cumprimentado pelos vereadores ao longo da sessão.

 

Quando foi anunciada a participação dos alunos na tribuna, a diretora Liduina fez as considerações iniciais e logo em seguida o professor João Paulo contextualizou para os presentes a ideia da carta e, por último, foi feita a leitura pelos alunos Miguel Oliveira e Grazielly Freires. Na carta os estudantes argumentam que os jovens de Quixeramobim ao concluir o Ensino Médio ainda encontram muitas dificuldades de acesso tanto ao Ensino Superior, quanto ao mercado de trabalho, se mostram preocupados e indignados com a falta de políticas públicas como suporte para esse público e cobram dos vereadores, apontando como sugestão, através de projeto de lei, requerimento, ou qualquer outro recurso, a criação de cursinho pré-universitário e parcerias entre setores públicos e privados que garantam ofertas de vagas de estágio remunerado e/ou primeiro emprego.

A ideia da leitura e entrega da Carta surgiu em uma atividade da aula de redação do professor João Paulo, que explorava em sala como conteúdo da base curricular a leitura, análise e produção de textos da esfera política. Ao explorar o gênero Carta Aberta, foi sugerida a produção de uma, na qual os alunos relatariam sobre o que eles consideram necessidades e problemas da cidade. Cada aluno escreveu a sua, apontando vários problemas relacionados a saneamento básico, infraestrutura, iluminação pública, dentre outros. Muitos falaram em seus textos sobre a necessidade de oportunidades para os jovens quando terminam o Ensino Médio e, foi daí, que optaram por escrever uma Carta Aberta abordando esse tema e entregar aos vereadores em uma sessão da Câmara.

 

Os vereadores ouviram com atenção as reivindicações dos alunos parabenizando-os pela iniciativa e informando que já havia uma ideia sobre a criação de um cursinho pré-universitário, mas que a partir da cobrança dos alunos, trarão o tema para discussão novamente. O professor João Paulo concluiu dizendo que o processo de produção de um texto é essencial, mas o importante é o objetivo do texto, para que serve o texto.

Fonte:quixeramobimagora

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Gretchen recebe alta após cirurgia para retirada do útero: ‘Sem dor’

Após passar por uma cirurgia para a retirada do útero, Gretchen passa bem e já está de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.