sábado , 18 maio 2024
Home / Destaque / Fausto Nilo recebe Medalha Humberto Teixeira na Assembleia Legislativa

Fausto Nilo recebe Medalha Humberto Teixeira na Assembleia Legislativa

O compositor, poeta e arquiteto cearense Fausto Nilo recebeu, nessa sexta-feira, 12, a Medalha Humberto Teixeira em sessão solene no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece).

A comenda foi instituída em 1995 e reconhece o trabalho de artistas com destaque nas áreas musical e/ou literária. O requerimento para realização da sessão solene de entrega da Medalha teve autoria do deputado Renato Roseno (Psol) com subscrição do deputado De Assis Diniz (PT).

O deputado Renato Roseno destacou a representatividade de Fausto Nilo e seu profícuo trabalho para o Ceará e o Brasil. Apontando que a Medalha relembra “um dos nossos maiores compositores”, o parlamentar afirmou que, na noite de hoje, Humberto Teixeira repousa no peito de Fausto Nilo, fazendo referência à insígnia entregue.

 

Ao afirmar que Fausto Nilo é um trovador, o parlamentar ressaltou que as trovas estão inscritas nas memórias ancestrais e compõem o imaginário coletivo, tocando o que há de mais sensível nas pessoas e transformando a vida cotidiana em lirismo.

Segundo Roseno, ao longo de mais de 500 canções, o compositor retratou sua terra Quixeramobim, o Ceará, assim como as dores do povo, amores, desilusões, esperanças em músicas que foram interpretadas por diversos artistas.

Como trovador e arquiteto, o homenageado é um “fazedor de cidade”, uma cidade do afeto, viva e aberta, citou o deputado. “Por isso mesmo a cidade está sempre presente na obra do trovador Fausto Nilo e do arquiteto Fausto Nilo”. Roseno relembrou a importância da Alece, a Casa do Povo, uma casa política, homenagear Fausto que, assim como tantos outros, “sofreu no próprio corpo a falta da democracia” no Brasil.

Com a medalha no peito, o poeta, compositor, arquiteto e urbanista Fausto Nilo agradeceu a homenagem e compartilhou sua trajetória, sua relação com o Ceará, seu encontro com a arte e o início das composições nos anos 70, em que viveu o período da Ditadura Militar.

Citando a relação com a família, a volta a Fortaleza após temporadas em cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, sua proximidade com os desafios e a busca constante por conhecimento nas áreas da arquitetura e urbanismo, Fausto brindou o público da solenidade com causos de uma vida que dialoga com a arte, com a dinâmica das cidades e da necessidade de transformação constante.

O homenageado afirmou ser um letrista de canções populares, buscando falar de assuntos complexos e de banalidades a partir de quem é e de forma que as pessoas possam compreender, permitindo que a poesia chegue às pessoas a partir do estímulo que as palavras possibilitam.

Luisa Cela, secretária da Cultura do Estado do Ceará, parabenizou a iniciativa da Medalha Humberto Teixeira, afirmando que ainda existe uma grande dívida no Brasil e no Ceará de valorização e reconhecimento dos compositores e compositoras.

Ela comentou a importância de Fausto Nilo receber a medalha por suas contribuições para a música, para os artistas e para a população que, ao ouvir suas canções, tem referências de uma profunda beleza. A secretária citou ainda que os lados letrista, poeta e urbanista de Fausto Nilo se atravessam e fazem provocações sobre os desejos para a vida das pessoas.

A sessão solene teve apresentações de artistas que interpretaram músicas de Fausto Nilo, como Juruviara, Roberta Fiúza, Teresa Rachel, Calé Alencar, Freitas Filho e David Simplício. Foi ainda exibido um vídeo de José Genoíno parabenizando Fausto Nilo. Os dois foram presos juntos durante a Ditadura Militar.

Compuseram a mesa da sessão solene Artur Bruno, assessor especial de assuntos municipais do Governo do Estado e autor da lei, em parceria com Inácio Arruda, que deu origem à Medalha Humberto Teixeira; o arquiteto e urbanista Romeu Duarte, representando o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFC; e Jefferson John Lima, representando o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB).

Também participaram Júlio Brizzi (PDT), vereador de Fortaleza e presidente da Comissão de Cultura, Esporte e Juventude da Câmara Municipal; Alfredo Ricardo de Holanda Machado, promotor de justiça, representando a Procuradoria Geral de Justiça do Estado; e Flávia Maria de Andrade Lima, defensora pública, representando a defensora pública geral do Ceará, Elizabeth Chagas.

Fonte:Repórter Ceará 

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Faustão recebe alta após 47 dias internado, mas seguirá sob orientações médicas

Após 47 dias de internação, Faustão, como é conhecido Fausto Silva, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (12). O ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.