segunda-feira , 27 maio 2024
Home / Destaque / Fausto Nilo será agraciado na Assembleia com Medalha Humberto Teixeira

Fausto Nilo será agraciado na Assembleia com Medalha Humberto Teixeira

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realiza, na sexta-feira, 12, às 17h, no Plenário 13 de Maio, sessão solene para entrega da Medalha Humberto Teixeira ao compositor cearense Fausto Nilo, atendendo requerimento do deputado Renato Roseno (Psol).

O parlamentar destaca que essa é uma forma de homenagear Fausto Nilo, que completou 79 anos no último dia 5 de abril, e também por sua trajetória na música popular brasileira (MPB).

Nascido em Quixeramobim, no sertão do Ceará, o compositor, poeta e arquiteto Fausto Nilo Costa Júnior, ou simplesmente Fausto Nilo, é considerado até hoje, ao lado de Paulo César Pinheiro, Ivan Lins, Vítor Martins, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Tom Jobim, Roberto e Erasmo Carlos, Vinicius de Moraes, Chico Buarque de Holanda e Noel Rosa, um dos compositores mais produtivos da MPB de todos os tempos, com mais de 400 sucessos.

Fausto Nilo fez parte do chamado Pessoal do Ceará, que era formado por um grupo de jovens artistas, como Fagner, Belchior, Ednardo, Amelinha, Rodger Rogério e Téti, que despontaram, no início dos anos 1970, no cenário cultural nacional.

O primeiro grande sucesso de Fausto Nilo foi “Fim do Mundo”, em 1972. Depois vieram outros sucessos, como “Dorothy Lamour”, “Amor nas Estrelas”, “Zanzibar”, “Eu Também Quero Beijar”, “Meninas do Brasil”, “Dona da Minha Cabeça”, entre tantos, gravados por Ednardo, Fagner, Gal Costa, Ney Matogrosso, A Cor do Som, Luiz Gonzaga, Simone, Elba Ramalho, Chico Buarque, Belchior, Pepeu Gomes, entre outros artistas da MPB.

Medalha Humberto Teixeira

A Medalha Humberto Teixeira foi instituída pela Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) em 1995, com o objetivo de reconhecer o trabalho de artistas que tenham se destacado pelo trabalho nas áreas musical e/ou literária. A aprovação do nome ocorre mediante deliberação da Mesa Diretora da Assembleia, por indicação de um quinto dos membros do Poder.

Foram convidados para participar da homenagem músicos, artistas e autoridades ligadas à área da cultura.

Fonte:Repórter Ceará

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Faustão recebe alta após 47 dias internado, mas seguirá sob orientações médicas

Após 47 dias de internação, Faustão, como é conhecido Fausto Silva, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (12). O ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.