segunda-feira , 27 maio 2024
Home / Destaque / Fortaleza goleia Ferroviário e avança à final do Campeonato Cearense de 2023

Fortaleza goleia Ferroviário e avança à final do Campeonato Cearense de 2023

Fortaleza está na final do Campeonato Cearense. A vaga foi conquistada neste domingo (19), ao vencer o Ferroviário por 4 a 0, na Arena Castelão, pelo jogo de volta da semifinal – na ida, as equipes empataram em 1 a 1. Os gols da volta foram de Lucero, Caio Alexandre, Calebe e Romero.

Em campo, um lance aos 27 minutos do 1º tempo gerou pôlemica e impactou na sequência da partida. Lucero foi derrubado na área e recebeu amarelo por simulação, mas o árbitro de vídeo (VAR) interviu na situação e gerou pênalti, além da expulsão do zagueiro coral Éder Lima. Assim, o Leão abriu o placar no jogo.

Com a classificação, o time leonino também garantiu presença na Copa do Brasil de 2024 – após as mudanças de critério do torneio nacional via CBF. Na decisão estadual, enfrentará o Ceará, que eliminou o Iguatu. O primeiro jogo da final será neste sábado (25), com a volta no dia 1º de março, sábado, com a volta no sábado seguinte, 8, ambos às 16h, na Arena Castelão.

Na sequência de 2023, as equipes voltam a campo na quarta-feira (22), às 21h30, pela rodada final da fase de grupos da Copa do Nordeste. O Leão enfrenta o Santa Cruz, no Arruda, enquanto o Tubarão da Barra tem pela frente o Náutico, nos Aflitos, ambos os jogos em Recife/CE.

Vale ressaltar que os dois times integram o Grupo A estão classificados às quartas de final. Assim como o Ceará, do Grupo B, também classificado matematicamente ao mata-mata do Nordestão.

O RESUMO DO JOGO

0-15m do 1°T | Os primeiros minutos foram de velocidade e disputa de bola. No 4-4-2, o Fortaleza teve a primeira finalização aos 4, com Pochettino mandando por cima, sem perigo. O time tinha mais posse, enquanto o Ferroviário se mantinha mais compacto e apostando no contra-ataque.

15-32m do 1°T | O primeiro susto coral foi aos 18, com Erick Pulga cruzando para Deizinho, livre na área, erra o domínio e não conseguir a finalização. A resposta leonina foi aos 22, com Galhardo chutando para defesa de Douglas Dias. Aos 26, Lucero recebeu carga de Éder Lima na área e recebeu amarelo por simulação. O lance, no entanto, foi avaliado VAR e rendeu pênalti ao Fortaleza e expulsão do defensor coral. Na cobrança, aos 32, o atacante bate forte e abriu o placar: 1×0.

 

Lucero comemora gol pelo Fortaleza
Legenda: Lucero inaugurou o placar para o Fortaleza com gol de pênalti no Clássico das Cores
Foto: Mateus Lotif / Fortaleza

 

32-50m do 1°T | Com um a menos e atrás no placar, o Ferroviário foi para o ataque, enquanto o Fortaleza ofereceu o campo e apostou na transição. Aos 39, a estratégia leonina quase surtiu efeito, com triangulação e chute de Caio Alexandre para fora. Já aos 47, o volante teve nova chance, em passe de Lucero, e ampliou o placar, decretando o resultado parcial: 2×0.

Intervalo

0-15m do 2°T | Na volta do intervalo, o Ferroviário colocou Fabão na vaga de Negueba e e reorganizou o sistema defensivo. Apesar disso, na primeria investida, o Fortaleza ampliou com Calebe, logo no minuto inicial: 3×0. Assim, manteve o grande volume e seguiu pressionando, levando perigo com Lucero duas vezes, e ainda reforçou a marcação com Zé Welison no meio-campo.

 

Calebe comemora gol
Legenda: Calebe foi titular no Fortaleza e ampliou o placar logo na volta do intervalo
Foto: Mateus Lotif / Fortaleza

 

15-30m do 2°T | O Fortaleza dominou as ações e empilhou oportunidades com Galhardo e Lucero, muitas defendidas pelo goleiro Douglas Dias. O Ferroviário não conseguiu contra-atacar e ficou exposto em campo. Assim, Vojvoda mandou Romero e Pikachu a campo. E logo no primeiro lance, aos 24, o atacante argentino aproveitou falha do arqueiro coral em escanteio e garantiu o 4×0.

30-47m do 2°T | O ímpeto ofensivo permaneceu, com o Fortaleza neutralizando o Ferroviário e permanecendo no ataque. Aos 32, Pochettino recebeu de Romero e mandou um foguete, defendido por Douglas. Para seguir pressionando, Sammuel e Júnior Santos também entraram na partida. Assim, o Leão se garantiu na decisão do Campeonato Cearense de 2023.

ESCALAÇÕES

  • Fortaleza: Fernando Miguel; Brítez, Benevenuto, Titi e Bruno Pacheco (Sammuel); Caio Alexandre, Hércules (Zé Welison), Pochettino (Júnior Santos) e Calebe; Lucero (Pikachu) e Thiago Galhardo (Romero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
  • Ferroviário: Douglas Dias; Negueba (Fabão), Roni Lobo, Éder Lima, Matheus Silva; Lincon, Felipe Guedes e Thiaguinho (Juninho Quixadá); Deizinho, Erick Pulga (Kiuan) e Ciel (Thalisson). Técnico: Paulinho Kobayashi.

FORTALEZA 4X0 FERROVIÁRIO | FICHA TÉCNICA

  • Competição: Campeonato Cearense – jogo de volta da semifinal.
  • Local: Arena Castelão, em Fortaleza/CE.
  • Data: 19/03/23 (domingo).
  • Horário: 18h30 (de Brasília).
  • Gols: Lucero, aos 32′ 1T (1×0), Caio Alexandre, aos 47′ 1T (2×0), Calebe, no 1′ 2T (3×0) e Romero, aos 24′ 2T (4×0).
  • Cartão amarelo: Bruno Pacheco e Hércules (Fortaleza); Deisinho (Ferroviário).
  • Cartão vermelho: Éder Lima (Ferroviário).
  • Fonte:diariodonordeste

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Faustão recebe alta após 47 dias internado, mas seguirá sob orientações médicas

Após 47 dias de internação, Faustão, como é conhecido Fausto Silva, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (12). O ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.