O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) relançou o edital de concessão do Parque Nacional de Jericoacoara à iniciativa privada, na última sexta-feira, 15. A decisão foi tomada após diálogos entre o Governo Federal e o Governo do Ceará, de acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A previsão do poder público é que serão investido aproximadamente R$ 116 milhões em infraestrutura do equipamento. Ainda haverá a aplicação de cerca de R$ 990 milhões em operação e gestão ao longo do contrato.
Segundo o BNDES, a entrega dos envelopes ocorrerá no dia 16 de janeiro do próximo ano, com leilão previsto para o dia 26 do mesmo mês, na sede da B3, em São Paulo. O critério de julgamento adotado para a licitação será o maior valor de outorga fixa a ser paga ao poder concedente pelo concessionário.
“Conforme a modelagem final do projeto, a maioria dos investimentos será destinada ao ordenamento da visitação, com controle de acesso e infraestrutura para receber os visitantes. O objetivo é viabilizar o desenvolvimento local de forma sustentável, com a preservação das paisagens naturais que são a marca do parque”, declarou Nelson Barbosa, diretor de Planejamento e Estruturação de Projetos do BNDES.
Fonte:Repórter Ceará (Foto: Priscila Forone)