segunda-feira , 27 maio 2024
Home / Destaque / HRSC é o primeiro hospital da rede pública de Saúde do Interior do Ceará a captar órgãos em 2023

HRSC é o primeiro hospital da rede pública de Saúde do Interior do Ceará a captar órgãos em 2023

Das unidades da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) no Interior, o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, foi o primeiro a captar órgãos em 2023. Familiares de pacientes com morte encefálica internados no equipamento autorizaram a doação de fígados e rins nos últimos dias 5, 6 e 10 de janeiro.

Os procedimentos foram realizados por equipes do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), complexo da rede federal de Saúde. O transporte dos órgãos até Fortaleza teve auxílio de um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da Polícia Militar (PMCE).

Nos últimos dois anos, o HRSC, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), destacou-se por notificações de doadores com morte cerebral à Central Estadual de Transplantes (CET) e por captações de órgãos e tecidos no interior cearense. Das 35 potenciais doações em 2022, 19 órgãos foram recolhidos. O êxito nos procedimentos também foi observado em 2021, quando houve 22 notificações e quatro captações.

Todo o processo é acompanhado pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). No HRSC, a equipe atua desde 2019 com médicos, enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. Os profissionais são responsáveis por informar e viabilizar o diagnóstico de pacientes junto à CET.

A enfermeira da CIHDOTT Shérida Braga pontua o avanço da sensibilização sobre a doação no HRSC. “Houve um significativo amadurecimento da Comissão e da disseminação do processo, resultando no crescente número de notificações e captações”, avaliou.

Em 2022, 1.662 transplantes foram realizados no Ceará, somando órgãos, tecidos (córnea, esclera e valva cardíaca) e células (medula óssea).

Fonte:Repórter Ceará

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Faustão recebe alta após 47 dias internado, mas seguirá sob orientações médicas

Após 47 dias de internação, Faustão, como é conhecido Fausto Silva, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (12). O ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.