sábado , 2 dezembro 2023
Home / Destaque / Liberação de águas do Fogareiro e Barragem faz passagem molhada de Quixeramobim ser lavada novamente

Liberação de águas do Fogareiro e Barragem faz passagem molhada de Quixeramobim ser lavada novamente

A passagem molhada localizada no Rio Quixeramobim está novamente sendo lavada pelas águas do Fogareiro e Barragem, mas dessa vez não por conta da chuva, mas de uma operação comandada pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos, a Cogerh, atendendo, conforme orientação do comitê da Bacia do Banabuiú, a reivindicação de moradores ribeirinhos, para liberação de água dos reservatórios.

No dia 25/10, moradores que vivem às margens do Rio Quixeramobim realizaram manifestação em frente a Cogerh, em Quixeramobim, para solicitar a liberação das águas para perenização do trecho dois do Rio, beneficiando comunidades ribeirinhas. A operação foi analisada e liberada no dia 31/10 depois de reunião extraordinária do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Banabuiú.

Ficou aprovado pelo prazo de 45 dias liberação de águas do Fogareiro para Barragem em 1. 000 l/s (lê-se litros por segundo), totalizando quase 4 milhões de metros cúbicos, e Barragem ao Rio Quixeramobim, 500 l/s, com volume de liberação de quase 2 milhões de metros cúbicos.

A medida gerou polêmica. Há quem não defenda a liberação pelo fato da dificuldade no armazenamento ao longo dos últimos anos e, agora, com reservatórios cheios, se a medida não poderia afetar o abastecimento da cidade a longo prazo. Conforme apurado junto à Cogerh, a operação não traz prejuízo ao abastecimento.

Fonte:quixeramobimagora

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Cleo e o marido planejam quarto casamento: ‘Entendo meu pai agora’

Cleo está planejando a quarta festa de casamento com Leandro D’Lucca. O projeto foi compartilhado pela cantora ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.