O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai a Brasília nesta semana com a possibilidade de definir o desenho do grupo técnico da Defesa na equipe de transição. A data e o horário da chegada de Lula e sua agenda com a equipe do gabinete de transição não foram divulgados.
A previsão era que o presidente eleito chegasse à capital nesta segunda-feira, 21. No entanto, nesta manhã, a assessoria do PT comunicou que Lula não vai a Brasília hoje, mas que deve aparecer terça, 22, ou quarta-feira, 23.
Na semana passada, o ex-ministro Aloizio Mercadante, coordenador técnico da transição, falou sobre o anúncio do futuro ministro da Defesa. “Vou falar com o presidente antes de anunciar, não há chance [de anunciar antes]. Aguardem segunda-feira”, disse Mercadante na ocasião.
Na sexta-feira, 18, o ex-ministro reafirmou que o ministro da Defesa que será anunciado “será um civil”. Lula já havia afirmado que a pasta não seria ocupada por um militar. Atualmente, o Ministério da Defesa é ocupado pelo general do Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.
Mercadante afirmou que os nomes seriam anunciados nesta segunda e serão plurais. “[Grupo] terá representatividade e será plural”, disse.
Fonte:Repórter Ceará – CNN