domingo , 21 abril 2024
Home / Destaque / Morre a rainha Elizabeth II aos 96 anos

Morre a rainha Elizabeth II aos 96 anos

A rainha Elizabeth II morreu aos 96 anos nesta quinta-feira (8), em Balmoral, na Escócia. A informação foi confirmada nesta tarde pelas redes sociais da família real.

“A rainha morreu pacificamente em Balmoral esta tarde. O rei e a rainha consorte permanecerão em Balmoral esta noite [horário local] e retornarão a Londres amanhã”, informou a Casa Real britânica.

 

Foto: Reprodução/Twitter

 

Filha primogênita de George VI e Elizabeth, conhecida como “rainha-mãe”, a monarca nasceu em 21 de abril de 1926, em Londres, na Inglaterra. Em 1947, casou-se com o príncipe Philip, o duque de Edimburgo.

rainha elizabeth e o duque de Edimburgo
Legenda: Imagem de 1948 mostra a rainha ao lado do príncipe Philip, o duque de Edimburgo
Foto: AFP

 

Elizabeth II não era herdeira natural do trono britânico quando nasceu, mas o seu tio, Edward VII, abdicou do posto e deu lugar ao irmão, pai da rainha falecida.

O título oficial dela é Elizabeth II, pela Graça de Deus, do Reino Unido da Grã-Bretanha e da Irlanda do Norte e Rainha de seus outros Reinos e Territórios, Chefe da Commonwealth e Defensora da Fé.

FILHOS, NETOS E BISNETOS DE ELIZABETH II 

Ela e Philip são pais de Charles, príncipe de Gales e herdeiro do trono; Anne, princesa real; Andrew, duque de York, e Edward, conde de Wessex.

Entre os netos da rainha estão os príncipes William  Harry, filhos de Charles e da princesa Diana; Peter  Phillips e Zara Phillips, da princesa Anne e Mark Phillips; princesas Beatrice e Eugenie, de Andrew e Sarah Ferguson; além de Ady Louise Windsor e James Windsor, visconde de Savern, filhos de Edward e Sophie Rhys-Jones.

A monarca tem 12 bisnetos. Eles são Mia Grace, Lena Elizabeth e Lucas Philip, filhos de  Zara Phillips Tindall; George Alexander Louis, Charlotte Elizabeth Diana e Louis Arthur Charles, de William e Kate Middleton; Savannah e Isla, de  Peter Phillips; Archie Harrison e Lilibet ‘Lili’ Diana Mountbatten-Windsor, de Harry e Meghan Markle; August Philip Hawke Brooksbank, de Eugenie; e Sienna Elizabeth Mapelli Mozzi, de Beatrice.

família real na varanda do Palácio de Buckingham
Legenda: Família real na varanda do Palácio de Buckingham em imagem de 2012
Foto: Leon Neal/AFP

 

LINHA DE SUCESSÃO DE ELIZABETH II

  • Charles, príncipe de Gales e primogênito de Elizabeth II e Phillip
  • Príncipe William, duque de Cambridge e primeiro filho de Charles
  • George, príncipe de Cambridge
  • Princesa Charlotte de Cambridge
  • Príncipe Harry de Gales, filho mais novo de Charles
  • Andrew, duque de York, segundo filho da rainha
  • Princesa Beatrice de York, filha mais velha de Andrew
  • Eugenie de York, filha mais nova de Andrew
  • Príncipe Edward, Conde de Wessex
  • Visconde de Severn, James Windsor

JUBILEU DE PLATINA

Elizabeth II foi coroada em 2 de junho de 1952. Monarca mais longeva da história britânica, ela quebrou o recorde em setembro de 2015, quando passou a tataravó, rainha Vitória, que ficou 63 anos e 216 dias com a coroa.

Em 2022, a rainha celebrou o Jubileu de Platina, um feriado de quatro dias para comemorar os 70 anos à frente do trono com desfiles militares, missas de ação de graças, espetáculos luminosos, corridas de cavalos, apresentações artísticas e piqueniques e outras refeições ao ar livre.

“Espero que os próximos dias sejam uma oportunidade para refletir sobre tudo o que foi conquistado durante os últimos 70 anos, enquanto olhamos para o futuro com confiança e entusiasmo”, afirmou a rainha.

O evento ocorreu em meio aos escândalos envolvendo a família real britânica. O príncipe Andrew, de 62 anos, foi acusado de agressão sexual em agosto de 2021 contra uma adolescente nos Estados Unidos. Antes disso, em abril do mesmo ano, príncipe Harry e a esposa Meghan Markle abandonaram a monarquia. Com isso, eles abriram mão do título “sua alteza real”.

Fonte:diariodonordeste

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Faustão recebe alta após 47 dias internado, mas seguirá sob orientações médicas

Após 47 dias de internação, Faustão, como é conhecido Fausto Silva, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (12). O ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.