segunda-feira , 27 maio 2024
Home / Destaque / MP determina que Prefeitura de Milhã organize rede de assistência para acolher população atingida pela chuva

MP determina que Prefeitura de Milhã organize rede de assistência para acolher população atingida pela chuva

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio da Promotoria de Justiça Vinculada de Milhã, instaurou Procedimento Administrativo nessa segunda-feira, 27, para acompanhar as medidas tomadas pela gestão municipal de Milhã, no Sertão Central, ante os alagamentos e enchentes causados pelas chuvas. Instaurado pelo promotor de Justiça Maurício Carvalho, o procedimento determina que sejam tomadas medidas imediatas por parte de gestores municipais. Para isso, também foram oficiados o prefeito e o coordenador da Defesa Civil, determinando a adoção de uma série de medidas, inclusive para que seja emitido comunicado para que a população atenda às orientações repassadas pelos órgãos ligados à Defesa Civil. A ideia é que a prefeitura organize uma rede de assistência para acolher a população atingida pela chuva.

Segundo dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Milhã e Deputado Irapuan Pinheiro, cidades vizinhas, registraram as maiores precipitações do Ceará neste ano. Em Milhã, entre as 7h do domingo, 26, e as 7 horas dessa segunda, choveu 190 milímetros. A população mais atingida foi no Distrito de Carnaubinha, onde ruas ficaram alagadas e moradores, desabrigados. Por conta disso, no entendimento do Ministério Público, o Município de Milhã deve organizar uma rede de assistência social, com a finalidade de adotar as medidas necessárias para acolher integralmente as pessoas atingidas pelas chuvas, especialmente as mais vulneráveis social e economicamente e tendo como norte o princípio da dignidade da pessoa humana.

Diante da situação, o MP oficiou o prefeito para que, no prazo de 24 horas, informe as providências que vem adotando para prevenir mais desastres, prestar auxílio à população e informar se as áreas de risco estão sendo mapeadas e fiscalizadas. Além disso, o MP emitiu um comunicado à população, para que as pessoas observem as determinações dos órgãos ligados à Defesa Civil, a fim de preservar a segurança e a vida da comunidade local. À Secretaria de Assistência Social, o MP determina que, no prazo de 15 dias, seja encaminhado à Promotoria de Justiça Vinculada de Milhã a relação do cadastro de pessoas atingidas pelas inundações e enchentes.

Fonte:Repórter Ceará

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Faustão recebe alta após 47 dias internado, mas seguirá sob orientações médicas

Após 47 dias de internação, Faustão, como é conhecido Fausto Silva, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (12). O ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.