noticias286 Seja bem vindo ao nosso site Bruno Silva!

Saúde

Mais de 128 mil adolescentes cearenses ainda não se imunizaram contra HPV

Publicada em 01/07/2025 às 15:39h | cearaagora.com.br  | 79 visualizações

Compartilhe nas redes sociais

Mais de 128 mil adolescentes cearenses ainda não se imunizaram contra HPV


Cerca de 128 mil adolescentes no Ceará ainda não foram imunizados contra o HPV, ou Papilomavírus Humano – um vírus sexualmente transmissível. 

O imunizante está disponível gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). No último sábado (28), uma nova campanha foi lançada com o objetivo de ampliar o acesso à vacinação e alcançar 90% de cobertura entre jovens de 9 a 14 anos.

A iniciativa faz parte de um esforço nacional para eliminar o câncer de colo do útero até 2030. Segundo especialistas, essa meta é viável, desde que haja mobilização e conscientização da população. A vacina contra o HPV é considerada uma das principais formas de prevenção contra o câncer de colo do útero, doença causada em quase 100% dos casos pelo vírus HPV, de acordo com o Ministério da Saúde.

cobertura atual no estado é de 72,5%, com cerca de 532 mil adolescentes já vacinados. No entanto, ainda faltam pouco mais de 128 mil jovens para que a meta seja atingida. Entre as meninas, 8 em cada 10 já receberam a vacina. Já entre os meninos, o índice é menor: apenas 6 em cada 10 foram imunizados, o que, segundo especialistas, se deve principalmente à desinformação.

Para ampliar o alcance da campanha, a vacinação será levada também a escolas e centros de assistência social, além dos postos de saúde.

O acesso ao imunizante é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para o público de 9 a 14 anos. Também têm direito à vacinação gratuita, na faixa etária entre 15 e 45 anos, pessoas com HIV, transplantados, pacientes oncológicos, imunossuprimidos e vítimas de violência sexual.

Locais de vacinação

Todos os postos de saúde de Fortaleza estão com vacinas disponíveis. O horário de funcionamento, durante a semana, é das 7h30 às 18h30.

Nos fins de semana e feriados, o atendimento funciona das 8h30 às 16h30 em dois postos de saúde: Matos Dourado, na rua Desembargador Floriano Benevides Magalhães, 391 (bairro Edson Queiroz) e Geraldo Madeira Sobrinho, na rua Belisário Távora, 42 (bairro São João do Tauape).

 




OUTRAS NOTÍCIAS
ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Logomarca Bruno  Silva
Traduzir para
Traduzir para inglês Traduzir para espanhol Traduzir para português Traduzir para francês Traduzir para alemão
Nosso Whatsapp (88)9 9341 4365
Visitas: 81130 Usuários Online: 3
Copyright (c) 2025 - Bruno Silva
Converse conosco pelo Whatsapp!