terça-feira , 21 maio 2024
Home / Destaque / Nova diretoria da Aprece é eleita e toma posse; presidente Junior Castro é reconduzido ao cargo

Nova diretoria da Aprece é eleita e toma posse; presidente Junior Castro é reconduzido ao cargo

A Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece) realizou, na última terça-feira, 24 de janeiro, a eleição e a solenidade de posse de sua nova Diretoria Executiva, do Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal para o biênio 2023/2024. A posse contou com a presença de diversas autoridades, entre as quais, o governador Elmano Freitas; deputados federais e estaduais; secretários de estado e representantes de vários órgãos parceiros.

Após dois anos à frente da entidade, tendo passado pelos percalços e desafios da pandemia, o presidente Junior Castro, prefeito de Chorozinho, foi reconduzido ao cargo. O ex-secretário geral da entidade, Joacy Alves Júnior, prefeito de Jaguaribara, assume como vice-presidente. O novo secretário geral será José Helder de Carvalho, prefeito de Várzea Alegre; já a 1ª Secretaria ficará a cargo de Rozário Ximenes, prefeita de Canindé. Marcondes Jucá, prefeito de Choró, assume como tesoureiro geral; Carlos Áquila Cunha, prefeito de Moraújo, como 1º tesoureiro e José Sarto Nogueira, prefeito de Fortaleza, como presidente de honra. Após a solenidade de posse da nova diretoria da Aprece, também tomou posse a presidente da Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE), Tamara Bezerra, primeira-dama de Piquet Carneiro; e o presidente da Associação dos Municípios do Maciço de Baturité (AMAB), Joerly Victor, prefeito de Aratuba.

A Aprece, que esse ano comemora 55 anos de fundação, funciona como braço interlocutor das prefeituras nos 184 municípios cearenses com o Governo do Estado e o Governo Federal, atuando também em momentos críticos na representação dos municípios. A associação se faz presente nos mais diversos Conselhos, Comitês e grupos de trabalho, com uma atuação de impacto nacional, tendo influência reconhecida no Senado e na Câmara dos Deputados. A chapa “Municipalismo Cada Vez Mais Forte”, comandada por Júnior Castro, tem como missão avançar na atuação institucional, política e representativa. De acordo com o presidente da entidade, a luta será sempre em favor de um Pacto Federativo mais justo; e no trabalho para viabilizar políticas públicas efetivas em todas as áreas da gestão. “Pretendemos também trabalhar para fortalecer ainda mais as relações de cooperação com nossos mais diversos parceiros: da esfera pública ou privada; do executivo, do legislativo, do judiciário, dos órgãos de controle, da academia e da esfera social”, completou.

Em sua fala na cerimônia de posse da Aprece, o governador Elmano Freitas destacou o perfil comprometido e articulador de Júnior Castro e, intitulando-se como municipalista, deixou clara a intenção de estreitar a parceria com os municípios na realização de ações estaduais nas mais diversas áreas. “Eu tenho certeza que haverá muita colaboração entre o Estado do Ceará e as prefeituras nas mais variadas ações que vamos fazer. Queria destacar que vamos conversar muito sobre o mutirão de cirurgia que queremos fazer junto com as prefeituras e com a rede privada para aliviar aquilo que os prefeitos já fazem muito, buscando resolver um problema de cirurgia de um e de outro”, disse o governador, citando também a segurança pública e o combate a fome como áreas prioritárias de atuação em parceria com os municípios. “Os prefeitos e prefeitas são parceiros para construir projetos e promover políticas públicas que vão melhorar a vida do nosso povo. Fazer muito é fazer junto”, finalizou o governador Elmano.

Para o presidente Junior Castro, há boa perspectiva de diálogo com o Executivo estadual, uma vez que membros importantes da Associação estiveram alinhados com o petista desde a campanha, nas eleições de 2022. “Pela proximidade que temos com o Elmano, a gente está muito otimista de poder fazer a Aprece ter um protagonismo maior, aumentar as parcerias com os municípios, e ao mesmo tempo fazer uma defesa institucional de todos os municípios cearenses, seja como for, tanto a nível estadual, a nível federal, perante os órgãos de controle. Então, a nossa expectativa é positiva em relação ao Governo do Estado, contando com a relação, mas sempre pautado no interesse principal, que é defender os municípios cearenses”, afirmou em entrevista concedida durante o evento.

Fonte:Repórter Ceará

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Faustão recebe alta após 47 dias internado, mas seguirá sob orientações médicas

Após 47 dias de internação, Faustão, como é conhecido Fausto Silva, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (12). O ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.