sexta-feira , 12 abril 2024
Home / Destaque / Novo medicamento contra doença de Alzheimer é aprovado nos EUA

Novo medicamento contra doença de Alzheimer é aprovado nos EUA

Aagência reguladora dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) aprovou um novo medicamento para o tratamento da doença de Alzheimer. O remédio, batizado de Leqembi, é direcionado especificamente para quem possui a doença leve ou em estágio inicial.

O Leqembi demonstrou, de forma convincente, uma capacidade de retardar o declínio da memória e do pensamento, sintomas que definem a doença de Alzheimer.

Mesmo com bons resultados, o Leqembi também apresenta riscos potenciais à segurança dos pacientes, provocando efeitos colaterais como inchaço cerebral.

O medicamento foi criado pela empresa japonesa Eisai, em parceria com a americana Biogen. Apesar de a droga conseguir atrasar o declínio cognitivo apenas por alguns meses, alguns especialistas dizem que o remédio ainda pode melhorar significativamente a vida das pessoas.

O medicamento custará cerca de US$ 26,5 mil (R$ 138,59 mil) para um ano típico de tratamento. Segundo a empresa Eisai, o preço reflete o benefício do remédio em termos de melhoria da qualidade de vida, redução da carga para os cuidadores e outros fatores. O Leqembi atua limpando uma proteína cerebral pegajosa chamada amiloide, que é uma característica da doença de Alzheimer, cuja causa ainda não é clara.

Cerca de 6 milhões de pessoas nos EUA têm Alzheimer. Dados do Ministério da Saúde indicam que, no Brasil, esse número gira em torno de 1,2 milhão de pessoas com a doença. O Alzheimer ataca gradualmente áreas do cérebro necessárias para memória, raciocínio, comunicação e tarefas diárias.

No Brasil, o medicamento precisa ser aprovado pela Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa). O remédio ainda não foi enviado pela fabricante para análise.

Fonte:.opovo.

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Romance entre Fiuk e Deolane Bezerra repercute na web e ganha comparação com outro casal famoso

Deolane Bezerra e Fiuk formam o novo casal do momento. O romance viralizou após eles serem vistos juntos, durante o ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.