quarta-feira , 21 fevereiro 2024
Home / Destaque / Obras da Transnordestina em Quixeramobim iniciarão em março; 1.300 empregos diretos serão gerados

Obras da Transnordestina em Quixeramobim iniciarão em março; 1.300 empregos diretos serão gerados

Foi assinada na manhã esta terça-feira, 23, às 9 horas, a ordem de serviço para construção dos lotes 4 e 5 da ferrovia Transnordestina no Ceará. Os dois trechos correspondem ao percurso de 101 km entre os municípios de Acopiara – Piquet Carneiro e Piquet Carneiro – Quixeramobim. A estimativa é que as obras representem a geração direta de 1.300 empregos.

A solenidade contou com a presença do governador Elmano de Freitas (PT), do diretor-presidente da Transnordestina Logística SA (TLSA), Tufi Daher, do deputado federal José Guimarães (PT), prefeitos da região, deputados estaduais e várias outras autoridades. A empresa Marquise Infraestrutura venceu a disputa na licitação e será a responsável pela construção dos trechos 4 (Acopiara – Piquet Carneiro) e 5 (Piquet Carneiro – Quixeramobim).

As obras da ferrovia estão atualmente no lote 3 (Iguatu – Acopiara), já com 38 dos 50 quilômetros concluídos, devendo ser finalizado até “meados de fevereiro”. Os trechos 4 e 5 têm previsão de início das obras para março deste ano, com conclusão em até dois anos. As obras nos três trechos devem ser feitas simultaneamente, em trajeto de pouco mais de 150 quilômetros entre as três cidades do Sertão Central. A licitação para construção do trecho 6 (Quixeramobim – Quixadá) está em processo final de licitação. Os lotes restantes (6 a 11) devem ser licitados ainda em 2024.

O governador Elmano de Freitas revelou em coletiva de imprensa durante a solenidade que o avanço das obras trará novas possibilidades ao Ceará: A Transnordestina cruza o Estado do Ceará. Onde uma ferrovia como a Transnordestina chega, chegam vários outras possibilidades. Nós já somos um grande produtor de calçados e vamos ganhar muito com essa nova logística. Uma conquista muito importante. São 1.300 empregos diretos”, disse. Para o deputado federal José Guimarães, o início das obras vai qualificar a economia do Estado: “Esse momento é fundamental para a economia do Estado. Terá grande impacto na geração de emprego e para o futuro do Estado. Isso vai ser fundamental para qualificar o Ceará como um Estado estratégico do ponto de vista da economia brasileira”.

Terminal de cargas no Sertão Central
O diretor-presidente da Transnordestina, Tufi Daher, revelou em recente entrevista ao jornal Dário do Nordeste que a região do Sertão Central terá um terminal de cargas, o chamado ‘porto seco’ e que o local está sendo definido. Em recente entrevista ao Sistema Maior de Comunicação, o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta (PDT), revelou que a cidade pretende oferecer as condições necessárias para que o equipamento fique na cidade, pelo potencial de construção do Parque de Exposição que a cidade terá, bem como duas cadeias importantes de produção no município: a leiteira e a industrial de calçados.

No total, a Transnordestina percorrerá 608 km no território cearense. A fase 1 do projeto faz conexão entre o Piauí e o Porto do Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza, e já está 70% concluída.

Fonte:quixeramobimagora

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Gretchen recebe alta após cirurgia para retirada do útero: ‘Sem dor’

Após passar por uma cirurgia para a retirada do útero, Gretchen passa bem e já está de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.