terça-feira , 21 maio 2024
Home / Destaque / Pacientes do HRSC recebem assistência humanizada e experiências positivas durante internação

Pacientes do HRSC recebem assistência humanizada e experiências positivas durante internação

Seria possível alguém internado há semanas ou meses ter a visão sobre os cuidados com sua saúde alterada positivamente? O medo que muitos carregam e a rejeição que se impõe sob o ambiente hospitalar tornam difícil acreditar ser possível obter alegrias e vantagens estando internado para fazer um tratamento. Flávio Costa Maciel tem um discurso diferente. Depois de passar mais de 30 dias no Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), unidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa) administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), ele garante que passou a enxergar sua vida com outro olhar.

“Quem me mostrou que saúde não é aquele bicho que eu pensava foram os profissionais daqui, desde a Coordenação, da Direção, até o pessoal da limpeza”, afirma. Desde que chegou ao hospital, Maciel foi assistido por uma equipe multidisciplinar do Núcleo de Experiência do Paciente (Nexp), que desenvolve um trabalho com foco em proporcionar momentos que tornem o período de internação mais positivo.

Católico e natural da cidade de Pedra Branca, o paciente tinha o sonho de conhecer o Santuário de Aparecida. Mas como ir se ele não pode sair do seu leito? No HRSC, graças ao Nexp, os internados são levados a qualquer outro lugar com o auxílio da realidade virtual, e Flávio foi ainda mais longe: aos altares das igrejas de Roma. na Itália. “Eu fiquei tão emocionado! Tenho certeza de que não encontro um tratamento assim em outro hospital. É uma coisa única na minha vida”, declara.

Paciente é prioridade

Outros pacientes também já viveram momentos inesquecíveis no HRSC, como a senhora Maria Luiza Pinheiro. Internada em agosto deste ano, ela recebeu alta após três meses e, nesse período, implorava para ver sua cachorrinha de estimação. A enfermeira Cynara Nobre e alguns colegas se mobilizaram e conseguiram a autorização das comissões de segurança para trazer o animal durante uma visita na parte externa da unidade.

 

“Minha mãe ficou muito feliz depois daquele dia. Ela teve uma reação tão linda, tão emocionante. Acho que, para ela, foi um dos dias mais felizes”, afirma Alessandra Pinheiro, filha de Luiza, que atualmente continua seu tratamento em casa, mas não se esquece dos momentos que viveu no hospital.

Humanização e cuidado

João César de Sousa, do município de Banabuiú, teve uma grande surpresa proporcionada pelo Nexp no seu aniversário. Em 21 de dezembro, ele completou um mês internado. No dia seguinte, completou 58 anos e seu presente foi ter um pedido atendido. “Em um dos momentos que tivemos com o seu João ele disse que queria cortar os cabelos, porque já ia ser difícil passar a data fora de casa e estava se sentindo diferente”, lembra o enfermeiro Wesley Alves.

A equipe trouxe um cabeleireiro para o HRSC e, no dia do seu aniversário, o paciente ganhou um corte de cabelo e teve a barba feita. “A gente viu o quanto ele mudou. Foi incrível ver a felicidade dele”, complementa Wesley. Seu João concorda: “Para mim foi bom demais. Eu nem estava sabendo. De repente, chegou todo mundo para cortar meu cabelo. Pessoal aqui é muito legal, não me falta nada”, comenta.

Cynara Nobre, que compõe o Nexp, traduz a necessidade das iniciativas. “A assistência à saúde tem se modificado. Passamos daquele modelo biomédico, com cuidado centrado na doença, e temos que ter uma percepção de que o paciente está além disso, que ele está internado por uma patologia, mas que também é um pai, um irmão, um filho”, explica a enfermeira.

Para Elisfabio Duarte, diretor de Gestão e Atendimento do HRSC, o Núcleo de Experiência do Paciente é uma importante ferramenta da política institucional da unidade. “Somos um colegiado composto por integrantes de várias áreas técnicas e que tem como missão promover ações e estratégias que proporcionem uma experiência positiva aos usuários dos nossos serviços. O foco é a gestão da qualidade e segurança na busca pela excelência, tomando por base a visão do cliente”, pontua.

Fonte:reporterceara

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Faustão recebe alta após 47 dias internado, mas seguirá sob orientações médicas

Após 47 dias de internação, Faustão, como é conhecido Fausto Silva, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (12). O ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.