segunda-feira , 27 maio 2024
Home / Destaque / Papa Francisco celebra 10º aniversário do papado com missa e podcast
Papa Francisco fala no Vaticano

Papa Francisco celebra 10º aniversário do papado com missa e podcast

O papa Francisco completa 10 anos como chefe da Igreja Católica Romana nesta segunda-feira, celebrando uma missa com cardeais na capela de Santa Marta, no Vaticano, onde vive desde sua eleição.

Francisco, de 86 anos, nascido na Argentina, tornou-se o primeiro pontífice latino-americano da história em 13 de março de 2013, sucedendo Bento 16, o primeiro papa em seis séculos a renunciar.

“Parece que foi ontem”, disse ele em um podcast do Vatican News transmitido nesta segunda-feira. “O tempo voa.”

Quando foi gravado em sua residência no domingo, ele perguntou: “O que é um podcast?”, de acordo com o repórter do Vatican News Salvatore Cernuzio. Quando foi explicado, ele disse “Legal. Vamos lá”.

O ex-cardeal Jorge Mario Bergoglio procurou projetar a simplicidade na grande função e nunca assumiu os aposentos papais no Palácio Apostólico usado por seus predecessores, dizendo que preferia viver em um ambiente comunitário por sua “saúde psicológica”.

Ele convidou todos os cardeais que estão em Roma com ele para a missa na segunda-feira.

Uma doença persistente no joelho tem forçado Francisco a alternar entre uma bengala e uma cadeira de rodas, mas ele parece estar com boa saúde geral.

Você não dirige a Igreja com um joelho, mas com a cabeça”, teria dito ele a um assessor depois que começou a usar ocasionalmente uma cadeira de rodas em público pela primeira vez em maio passado.

Francisco afirmou que estaria pronto para renunciar se graves problemas de saúde o impedissem de administrar a Igreja de 1,38 bilhão de membros. Mas ele também disse que acha que os papas deveriam tentar manter a função por toda a vida e que ser papa emérito – como Bento foi – não deveria se tornar uma “moda”.

Fonte:Repórter Ceará – Agência Brasil

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Faustão recebe alta após 47 dias internado, mas seguirá sob orientações médicas

Após 47 dias de internação, Faustão, como é conhecido Fausto Silva, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (12). O ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.