Quando decidiu desistir da faculdade de Engenharia Civil para ser pizzaiolo, Raimundo Júnior Pinto, de 30 anos, não imaginava que anos depois conquistaria o segundo lugar na Copa do Mundo da Pizza na Itália. A final do campeonato mundial aconteceu nesta quarta-feira (5) em Roma com pizzaiolos do mundo inteiro.
Natural de Tianguá, o jovem mora na Capital cearense desde 2010, onde cursava a graduação em Engenharia, mas no sexto semestre desistiu para atender à paixão que tinha: pizza. “Até ficava me perguntando se tinha feito a escolha certa, mas eu tinha aquela paixão pela gastronomia, muita vontade de me aperfeiçoar. Ser pizzaiolo é mais que fazer uma pizza”, conta.
Júnior participou do concurso concorrendo em duas categorias: pizza influência e pizza napolitana contemporânea. Na primeira, conquistou o segundo lugar com a receita da ‘Outono amazônico’, servida no cardápio do restaurante La Bella Itália, onde o cearense trabalha.
A pizza leva stracciatella, provolone defumado, brócolis e ramas frescas salteadas levemente picantes, cogumelos frescos salteados, finalizada com lascas de cogumelos frescos, vitelo ao forno, e um creme feito à base de maionese, anchovas e flores de jambu.
Porém, de acordo com Júnior, a apresentada na Copa em Roma teve de sofrer algumas adaptações pois ele não pôde entrar com alguns insumos do preparo no país.
Já a segunda receita foi uma pizza feita com um blend de duas farinhas e a cobertura uma base branca com stracciatella, tomates cereja vermelho, grana padano e finalizada com presunto de parma.
INTERCÂMBIO DE CONHECIMENTOS
O pizzaiolo destaca que foi muito bem acolhido na Itália, fez muitos amigos de vários países como Inglaterra, México e Japão. “Falo pouco italiano e eles me ajudaram bastante, me deram alguns insumos porque vim tarde do Brasil pra cá e tive que fazer massa às pressas pro no outro dia cedo apresentar”.
“Eu tenho que agradecer primeiramente a Deus, agradecer também ao Luca por acreditar no meu trabalho e à minha família. Estar aqui representando não só a minha pessoa, mas também o Ceará, o Brasil, já que sou o único brasileiro nessa competição”.
PRIMEIRO BRASILEIRO NA COMPETIÇÃO
Para chegar à etapa final, Júnior passou por uma fase local que aconteceu em setembro durante a programação da 3ª edição do Festival Pizza Fest, no Eusébio. Na competição, o cearense conquistou o primeiro lugar na categoria Pizza Napolitana.
“Assim que saiu a informação de que ia ter esse campeonato, eu até fiquei na dúvida de competir, mas algo me chamava. O Luca (dono do La Bella Itália) deu todo o suporte, a gente se inscreveu, elaboramos a pizza e fomos apresentar. No evento, senti uma energia como nunca senti, foi uma troca de conhecimento muito grande”, detalha Júnior.
O empresário Luca Lunghi acrescenta que, no festival, especialistas italianos e brasileiros vieram compor o júri da terceira edição. “Já a competição mundial está na vigésima edição e, pela primeira vez, teve um representante do Brasil. Pra nós, é uma grande honra, uma grande responsabilidade”.
“Trouxemos um produto novo pra competição que é a pizza napolitana contemporânea. Uma versão nova da pizza napolitana tradicional, que é bastante conhecida no mundo, mas com técnicas e sabores produzidos com novas técnicas”.LUCA LUNGHIempresário
Fonte:diariodonordeste