terça-feira , 16 abril 2024
Home / Destaque / Portugal aprova acordo que facilita a entrada de brasileiros; veja como vai funcionar

Portugal aprova acordo que facilita a entrada de brasileiros; veja como vai funcionar

O primeiro-ministro de Portugal, António Costa, aprovou acordo de mobilidade que vai acelerar processos de entrada de pessoas dos países membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) no país. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (1º).

Além do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique são outros países-membros do grupo. Assim, pessoas desses locais contarão com trâmites facilitados nesse sentido.

O acordo prevê a dispensa da apresentação presencial para requerimento de visto, dos meios de subsistência e a exigência de fazer um seguro-viagem. Também não será mais necessário apresentar passagem de volta, exceto em casos de solicitação do visto de residência.

OBJETIVOS ECONÔMICOS

Em nota, o Conselho de Ministros de Portugal falou sobre o objetivo para a mudança. “As alterações pretendem ainda contribuir para a resposta à necessidade de mão de obra com vista à revitalização da economia”, diz o comunicado.

Além disso, o primeiro-ministro António Costa fez referência à zona de livre-circulação na União Europeia para complementar os motivos citados.

“Isso vem a promover a circulação e a mobilidade dentro do espaço da CPLP com uma regra muito simples, que é que todos os cidadãos de um Estado-membro que peçam visto, esse visto deve ser concedido imediatamente, a não ser que haja uma ordem de expulsão ou proibição do espaço Schengen”, explicou.

Fonte:diariodonordeste

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Faustão recebe alta após 47 dias internado, mas seguirá sob orientações médicas

Após 47 dias de internação, Faustão, como é conhecido Fausto Silva, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (12). O ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.