segunda-feira , 11 dezembro 2023
Home / Destaque / Prefeitura de Iguatu deve garantir atendimento obstétrico 24h com médicos especializados no Hospital Regional, recomenda MPCE

Prefeitura de Iguatu deve garantir atendimento obstétrico 24h com médicos especializados no Hospital Regional, recomenda MPCE

O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Promotoria de Justiça de Iguatu, expediu, na última sexta-feira, 21, recomendação à Prefeitura, à Secretaria Municipal de Saúde de Iguatu, à Fundação de Saúde Pública do Município (FUSPI) e à Diretoria do Hospital Regional de Iguatu (HRI) para que adotem as providências necessárias à garantia de prestação do serviço de saúde de qualidade à população, principalmente nas áreas de obstetrícia, pediatria e/ou neonatologia. Entre essas providências está a contratação de médicos com essas especialidades. A informação é do MPCE.

De acordo com o documento, os órgãos têm prazo de 15 dias para cumprir a recomendação. Os novos profissionais devem ser destinados à Sala/Centro de Parto Normal e ao Bloco Cirúrgico Obstétrico, bem como ao atendimento de urgência e emergência hospitalar. A contratação deve ser suficiente para que a escala de plantões garanta o atendimento disponível 24h por dia, todos os dias da semana. Essa escala deve ser divulgada de maneira transparente à população.

De acordo com procedimento instaurado pelo MP, o HRI possui diversos e reiterados furos nas escalas, especialmente das áreas de Pediatria e Obstetrícia, a despeito do contrato do equipamento prever a oferta desses serviços. Em maio deste ano, por exemplo, não havia médico obstetra em nenhuma das segundas-feiras, além de outros dias.

A recomendação também considera resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre a obrigatoriedade da presença de médico obstetra, anestesista e pediatra ou neonatologista nas maternidades onde se façam partos normais, de risco e cirúrgicos.

O HRI atende não só pacientes de Iguatu, mas de outros nove municípios próximos: Quixelô, Mombaça, Piquet Carneiro, Catarina, Cariús, Jucás, Irapuã Pinheiro, Saboeiro e Acopiara. O não cumprimento desta recomendação no prazo estipulado implicará na adoção de medidas judiciais cabíveis, inclusive com responsabilização dos gestores.

Fonte:Repórter Ceará 

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Cleo e o marido planejam quarto casamento: ‘Entendo meu pai agora’

Cleo está planejando a quarta festa de casamento com Leandro D’Lucca. O projeto foi compartilhado pela cantora ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.