segunda-feira , 22 abril 2024
Home / Destaque / Profetas preveem chuvas com maior intensidade a partir de abril

Profetas preveem chuvas com maior intensidade a partir de abril

Evento realizado anualmente no município de Quixadá, no Sertão Central, o Encontro dos Profetas da Chuva chegou, neste sábado, 14, a 27ª edição. O encontro contou com a participação de vários estudantes da natureza, que através de suas observações indicaram como será a quadra invernosa em todo o Estado em 2023. Neste ano, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) foi o escolhido para a realização do momento.

Considerado o maior desse gênero no País, o Encontro dos Profetas da Chuva marca o início do calendário de eventos da cultura cearense no Sertão Central e se destaca como um dos mais importantes instrumentos de manutenção desses conhecimentos tradicionais, passados de geração em geração. O resultado dessa experiência vem da maneira como cada profeta sente e entende o que a natureza tem pra dizer através da sua relação de pertencimento com a terra. E as observações divergem de acordo com cada experiência.

De acordo com o profeta Francisco Vitor, o Chico Vitor, do município de Orós, a chuva deve chegar com mais intensidade no Ceará nos meses de abril e maio. A experiência feita por ele é a de Santa Luzia, que consiste em deixar as pedras de sal num ambiente aberto na noite do dia 12 de dezembro, véspera do dia de Santa Luzia, e aguardar até o dia seguinte. Se escorrer uma água entre as pedras e elas se unirem é sinal que vai ser um ano bom de chuva. São seis. Cada uma representa um mês de janeiro a junho.

“Através dos sinais, esse mês e fevereiro não vai ser muito bom. Março também chove pouco. Agora estamos esperando mais chuva em abril e maio, segundo a experiência de Santa Luzia. Esse ano na nossa região os profetas estão prevendo justamente esse mesmo resultado, boa parte deles baseados nessa mesma experiência”, disse Chico.

Para o profeta Antônio Wesley Batista, de Quixeramobim, neste ano, de acordo com suas previsões baseadas nos astros que se aproximam da terra, não terá chuva com abundância no meses de janeiro e fevereiro, com tendência para precipitações elevadas nos meses de abril, maio, podendo se estender até os meses de junho, julho e agosto. “Comecei a observar a partir da necessidade de saber o tempo certo para plantar e eu não podia errar no plantio. Fui começando a observar a temperatura da terra a partir de outubro, algumas das aves, que em outubro a água sobe, e muitas delas começam a chorar. Isso tudo é ideologia do agropecuarista e produtor rural”.

O evento foi marcado ainda pela inauguração do Jardim dos Profetas, com a participação de membros das famílias dos profetas homenageados e autoridades presentes, e contou com as presenças dos secretários estaduais da Cultura e do Desenvolvimento Agrário, Luísa Cela e De Assis Diniz, respectivamente.

Prognóstico da Funceme

O prognóstico climático da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) para o trimestre de fevereiro a abril deve ser divulgado no dia 20 de janeiro.

Fonte:Repórter Ceará

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Faustão recebe alta após 47 dias internado, mas seguirá sob orientações médicas

Após 47 dias de internação, Faustão, como é conhecido Fausto Silva, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (12). O ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.