sexta-feira , 8 dezembro 2023
Home / Destaque / Projeto de José Guimarães que acaba com lista tríplice nas universidades é aprovado na Comissão de Educação da Câmara

Projeto de José Guimarães que acaba com lista tríplice nas universidades é aprovado na Comissão de Educação da Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 18, o projeto 2699/11, que tem o texto em anexo do PL 4998/19, do deputado José Guimarães (PT), que extingue a lista tríplice do processo de escolha de novos reitores em universidades públicas. O texto agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

A aprovação do projeto significa mudanças no modo de escolha de reitores em universidades brasileiras. Atualmente, a comunidade acadêmica indica três nomes, e um deles é escolhido como reitor pelo presidente da república.

A partir da aprovação dessa proposta, os reitores passam a ser escolhidos pela comunidade acadêmica, ou seja, o vencedor da votação deve ser nomeado reitor e o segundo mais bem votado, vice-reitor.

“Não existe universidade funcionando sem autonomia científica e administrativa. O projeto garante a legitimidade dos processos de escolha na comunidade acadêmica”, destaca José Guimarães, que é líder do governo Lula na Câmara.

O parlamentar afirma ainda que a partir da sanção da lei pelo presidente Lula, não haverá mais intervenção do Poder Executivo na escolha. “A UFC que viveu intervenção sabe bem o valor desse projeto. Estamos comemorando essa grande conquista para o Brasil”, diz ainda.

Em 2029, Cândido Albuquerque foi o candidato menos votado em consulta pública para o cargo, e assumiu a reitoria após ser nomeado pelo então presidente Jair Bolsonaro, motivando protestos dos alunos.

A aprovação na CCJ da Câmara é de caráter terminativo e, portanto, uma vez aprovado, o projeto não segue para o plenário da Casa e segue direto para o Senado Federal.

Fonte:Repórter Ceará

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Cleo e o marido planejam quarto casamento: ‘Entendo meu pai agora’

Cleo está planejando a quarta festa de casamento com Leandro D’Lucca. O projeto foi compartilhado pela cantora ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.