segunda-feira , 11 dezembro 2023
Home / Destaque / Quixeramobim ocupa 2º lugar no IDEB 2021 entre municípios com mais de 50 mil habitantes

Quixeramobim ocupa 2º lugar no IDEB 2021 entre municípios com mais de 50 mil habitantes

O município de Quixeramobim, no Sertão Central do Ceará, ocupa o 2º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, o IDEB 2021, entre as cidades do Brasil com mais de 50 mil habitantes. Os dados foram divulgados no último dia 16 de setembro, pelo Ministério da Educação (MEC), e comemorados nessa quarta-feira, 28, pelo prefeito em exercício do município Edmilson Júnior, em entrevista ao Sistema Maior de Comunicação.

Quixeramobim é destaque nos anos iniciais do ensino fundamental com nota 7,8, ficando atrás apenas do município de Sobral, na Região Norte do Estado, que lidera o ranking em 1º lugar com nota 8,0. Nos anos finais do ensino fundamental, Quixeramobim também ocupa o 2º lugar entre as cidades com mais de 60 mil habitantes, ficando com nota 6,4, liderando Sobral com 6,6.

Na última segunda-feira, 26, a Prefeitura de Quixeramobim, a convite da Secretaria da Educação do Estado do Ceará, esteve presente no Seminário de Apropriação dos Resultados do Saeb e Ideb 2021, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. O Seminário contou com a presença da governadora do Ceará, Maria Izolda Coelho, e com a participação dos prefeitos, secretários municipais de Educação, gerentes do Paic, diretores das escolas públicas estaduais e outros profissionais da educação.

Na ocasião, a Secretária de Educação de Quixeramobim, Sandra Castro, recebeu certificado de agradecimento e reconhecimento pela contribuição do município na obtenção dos resultados do Ideb 2021.

“O momento é de celebrar e tudo isso é fruto de investimentos que são feitos dentro da educação do nosso município, seja na formação dos professores, das escolas, que faz parte de um contexto que deixa com que a comunidade escolar acredite e dê as mãos para que tudo isso possa acontecer”, disse a secretária.

Para Edmilson Júnior, essa conquista, momento em que lembra do empenho do prefeito licenciado Cirilo Pimenta, é o reflexo de uma gestão empenhada em trabalhar em prol da educação e do bem-estar dos alunos e professores, para conquistarem resultados cada vez melhores. “O clima é de alegria e festa, e pelo quanto que sou amante da educação, acreditando que é através dela que formamos cidadãos, parabenizo a todos os alunos e profissionais da educação que se empenham todos os dias para mudar o futuro do nosso município, sem esquecer a importância da participação da família nesse processo da vida dos nossos estudantes”.

Como é calculada a nota do IDEB?

A média padronizada dos estudantes é obtida a partir das proficiências médias em Língua Portuguesa e Matemática alcançadas na Prova Brasil ou no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

A nota é utilizada como indicador de qualidade educacional desde 2005. Em 2007, entraram em vigor metas a serem alcançadas a cada nova edição, divulgada a cada dois anos pelo Inep.

Para que serve o IDEB?

O Ideb permite o monitoramento do sistema de ensino do País através do diagnóstico e norteamento de ações políticas. Ele ajuda a:

  • detectar escolas e/ou redes de ensino cujos alunos apresentem baixa performance em termos de rendimento e proficiência;
  • monitorar a evolução temporal do desempenho dos alunos dessas escolas e/ou redes de ensino;
  • direcionar programas para promover o desenvolvimento educacional de redes de ensino em que os alunos apresentam baixo desempenho.

Fonte:Repórter Ceará

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Cleo e o marido planejam quarto casamento: ‘Entendo meu pai agora’

Cleo está planejando a quarta festa de casamento com Leandro D’Lucca. O projeto foi compartilhado pela cantora ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.