sexta-feira , 24 maio 2024
Home / Destaque / Roberto Cláudio expõe propostas para segurança pública, saúde, educação e desenvolvimento econômico

Roberto Cláudio expõe propostas para segurança pública, saúde, educação e desenvolvimento econômico

O candidato ao Governo do Ceará, Roberto Cláudio (PDT), participou nesta terça-feira, 23, de entrevista no canal Focus.Jor, com condução do jornalista Fábio Campos. Durante a transmissão ao vivo, o ex-prefeito de Fortaleza apresentou suas principais proposições para as áreas de segurança pública, saúde, educação e desenvolvimento econômico, no intuito de iniciar no estado um novo ciclo de prosperidade e fortalecer conquistas.

Indagado sobre novos meios de combate ao crime organizado, que atualmente marca presença em todas as regiões do Ceará, Roberto Cláudio ressalta que é essencial fortalecer a segurança pública, por meio da polícia judiciária, criando 14 bases no Estado e aumentando a capacidade de enfrentamento. “Precisamos lutar contra o crime com inteligência, entender onde está o comando das facções, com pessoal, além de descentralização e capilarização”, enfatizou.

Além disso, medidas como a multiplicação de delegacias 24h no interior, a requalificação e valorização da Polícia Ostensiva Geral (POG) e interiorização do Batalhão do RAIO devem ser aliadas a melhorias na educação, na capacitação e na oferta de trabalho, sobretudo para juventude.

Saúde

O primeiro ano de governo deve ter uma resposta urgente para a resolução de filas de exames e cirurgias, de acordo com Roberto Cláudio. Para isso, a mobilização deverá envolver não apenas uma maior captação de recursos financeiros, mas também uma ampla parceria com a rede privada, de forma a otimizar o atendimento.

Na mesma área, o candidato afirmou que possui o plano de regionalizar e integrar as unidades de saúde do Ceará, trazendo maior eficiência na gestão. “É preciso integrar serviços novos, como tratamentos para câncer, doenças vasculares e hemodiálise. Agregar valor aos hospitais regionais existentes, com isso trazendo maior autonomia para aqueles que têm que vir a fortaleza, isolados da família, para receber assistência, de forma humanizada”, afirma.

Educação

Com 82 das 100 melhores escolas do Brasil, o Ceará já é referência nacional em educação pública. No entanto, para Roberto Cláudio, ainda é preciso avançar. Dentre as propostas, está a ampliação do tempo integral, com foco, sobretudo, no Ensino Fundamental 2, que possui maior índice de evasão escolar. Para esse grupo, assim como para os estudantes do Ensino Médio, o contraturno pode ser uma oportunidade para dominar linguagens digitais, como programação, robótica, design, marketing digital, e outros conceitos que fazem parte do mercado de trabalho.

O candidato citou uma série de políticas públicas de sucesso em educação já implantadas durante seu período como prefeito de Fortaleza, garantindo que a experiência é essencial para a ascensão. “As Escolas de Tempo Integral viraram realidade, duplicamos as vagas de creches e reduzimos de 11% para 1% a evasão escolar. Passamos a entender que a educação é uma ferramenta para combater a desigualdade e garantir oportunidades, por isso, quero levar essa experiência ao Governo do Estado. E quero ainda dar outro salto: fazer da educação um insumo para o desenvolvimento econômico”, salientou.

Desenvolvimento Econômico

Não somente o investimento em educação, mas as melhorias em relação às condições de vida do cearense, como saúde, acesso ao trabalho e à dignidade devem direcionar os investimentos públicos para acelerar o crescimento econômico. Roberto Cláudio acredita que este é o caminho para vencer o desafio de mudar o rumo de 800 mil pessoas do Ceará que estão desempregadas, além de 1 milhão que vive em extrema pobreza, com menos de um quarto do salário mínimo.

“Atualmente, nem todo investimento feito repercute em crescimento econômico, mas todo investimento em capital humano repercute em desenvolvimento. Não adianta criar uma fórmula para o Ceará inteiro. É preciso criar planos regionais que vão dar voz e espaço ao espírito empreendedor nato dos cearenses, tendo a criação de emprego como a grande obsessão, aproveitando o potencial de cada lugar. É fazer o Ceará para o cearense, em primeiro lugar, reequilibrando as oportunidades”, afirmou o candidato.

Fonte:Repórter Ceará (Foto: Ascom)

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Faustão recebe alta após 47 dias internado, mas seguirá sob orientações médicas

Após 47 dias de internação, Faustão, como é conhecido Fausto Silva, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (12). O ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.