O candidato ao Governo do Ceará, pelo PDT, Roberto Cláudio, participou, nesta segunda-feira, 12, de entrevista no Sistema Verdes Mares. Na ocasião, o pedetista apresentou suas propostas para saúde, educação, segurança pública, dentre outros, aos telespectadores, com mediação dos jornalistas Leal Mota, Taís Lopes, Inácio Aguiar e Victor Ximenes.
Confira abaixo algumas das propostas do candidato, apresentadas durante a entrevista:
Segurança pública
Roberto Cláudio reconhece a gravidade desta temática e enfatiza que é necessário mudar a realidade atual. “Vamos fortalecer a ostensividade, as forças de segurança e a inteligência. Quero levar o Raio para todos os municípios cearenses, hoje, só sessenta e seis possuem este serviço, não adianta cobrir só um pedaço do Ceará. Além disso, vamos implantar delegacias 24h e interiorizar a delegacia de combate ao crime organizado”, afirma
Investir no futuro dos jovens como medida preventiva para combater a criminalidade também foi enfatizado pelo candidato. “O quadro social preventivo não podemos abrir mão. É preciso apostar no futuro do jovem, com uma nova política de geração de emprego”, finaliza.
Tráfico de drogas
Conter as fronteiras e fortalecer a parceria com as forças federais foi citado por Roberto Cláudio como medida efetiva de combate ao tráfico de drogas. “Podemos aqui no estado articular uma parceria com as forças federais de segurança, que tem o papel de proteger as fronteiras. Além disso, é necessário abafar o crime financeiro e a lavagem de dinheiro, tornando este estado menos amigável para que traficantes residam”, afirma.
Emprego e Renda
Promover os municípios com base nas suas vocações econômicas, interiorizar as oportunidades de desenvolvimento, utilizar os incentivos fiscais para beneficiar municípios de pequenos e médios porte, fortalecer a agricultura familiar foram citadas pelo candidato pedetista como proposta para geração de emprego e renda. “Pretendo valorizar as vocações econômicas de cada região e interiorizar as oportunidades de desenvolvimento. Quero também gerar 600mil empregos”, enfatiza Roberto.
Saúde
A saúde é um gravíssimo desafio social para Roberto Cláudio. “Vou criar cinco novos hospitais para diagnóstico e tratamento do câncer, em cada uma das regiões onde já existem os hospitais regionais. Outra ação é levar o médico para os distritos e zonas rurais, para o posto de saúde mais vulnerável. Fiz isso com o Programa Médico Família Fortaleza e vou fazer com o Mais Médicos do Ceará”, pontua.
Já em relação a filas por consultas médicas, cirurgias e exames, o candidato afirma que dará resposta já no primeiro ano de governo, aproveitando a estrutura do SUS, conveniando iniciativa privada e filantrópica, mobilizando profissionais por meio de parcerias, aumentando os turnos de escalas e pagamentos de produtividade.
Retomada de obras
Como prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio destacou que propôs novas obras, como a requalificação da Beira-Mar e o Parque Rachel de Queiroz, mas iniciou sua gestão priorizando finalizar o conjunto de obras inacabadas e paradas pela gestão antecedente, garantindo eficiência e transparência ao dinheiro público.
“Para o Ceará propus 600 mil novos empregos, mobilizando recursos, disposição e vontade para terminar obras inacabadas, uma delas é a do Anel Viário. Também quero colocar para funcionar o Centro de Formação Olímpica, uma obra praticamente pronta e que pode ser utilizada para o esporte e juventude, formando o futuro atleta cearense”, enfatiza Roberto Cláudio.
Educação
O candidato reforçou que, ao assumir a Prefeitura de Fortaleza, não existiam Escolas em Tempo Integral e ao final de dois mandatos a cidade se tornou a Capital brasileira com maior cobertura em tempo integral de todo o Brasil. “No Governo do Estado, não só quero apoiar na manutenção dessa política, como quero ajudar os municípios a implantarem o tempo integral, apoiando a construção de escolas e creches com esse modelo de matrícula”.
Equilíbrio fiscal
Em Fortaleza, Roberto Cláudio equilibrou as contas do município, cuja gestão recebeu com quase R$ 500 milhões em dívidas. “Mesmo enfrentando cinco anos de recessão, entreguei a cidade com dinheiro em caixa e com mais de um bilhão de reais em investimentos. Isso não é mágica, isso é gestão, cuidado com dinheiro, valorização e priorização do gasto público. É preciso promover um tipo de gasto que estimule o desenvolvimento da economia”, explicou.
O candidato destacou que Fortaleza é, hoje, o maior PIB do Norte e Nordeste brasileiro, e mesmo com a retomada pós-pandemia, lidera a geração de emprego e renda, e em 2018, o último ano antes da pandemia, a cidade reduziu a extrema pobreza em 53%. “Esse tipo de experiência eu vou levar pro estado, gastando com o que precisa, com prioridade. Vai ter dinheiro para a saúde, educação, segurança e para a política de desenvolvimento, para que os investidores entendam que aqui tem solidez, estabilidade e segurança pra investir, pra gerar emprego, porque o estado cumpre compromisso”, destacou.
Recursos hídricos
Conforme Roberto Cláudio, o Ceará possui um histórico de grandes obras importantes, além de inteligência na área de recursos hídricos, mas, no entanto, há obras e projeto que não foram finalizados e que é possível avançar. Ele propõe a finalização do Cinturão das Águas, para garantir o abastecimento permanente das bacias cearenses em períodos de seca e a implantação do Projeto Malha D’Água para o abastecimento de comunidades rurais de médio e pequeno porte, sobretudo nas regiões do Sertão Central e da Ibiapaba.
Fonte:Repórter Ceará