sábado , 18 maio 2024
Home / Destaque / Santas Almas da Barragem: Caminhada da Seca reúne milhares em Senador Pompeu

Santas Almas da Barragem: Caminhada da Seca reúne milhares em Senador Pompeu

O domingo, 13 de novembro, foi marcado por muito sibolismo, fé e tradição, na 40ª edição da Caminhada da Seca, realizada anualmente no município de Senador Pompeu, no Sertão Central do Ceará. O tradiconal evento religioso em homenagem às vítimas do Campo de Concentração da seca de 1932, reuniu centenas de milhares de pessoas, que mesmo debaixo de chuva, rezaram e pediram proteção. O evento é realizado há 40 anos sempre no segundo domingo de novembro e em 2022 foi o retorno da peregrinação ao cemitério da Barragem do açude Patu, depois de três anos sem a ocorrência do percurso por conta da pandemia.

Quem organiza a Caminhada é o Centro de Defesa dos Direitos Humanos Antônio Conselheiro (CDDH-AC), com apoio da Paróquia da cidade e da Diocese de Iguatu, além da Prefeitura Municipal da cidade e empresários. A Caminhada da Seca representa um patrimônio imaterial de grande valor cultural para o município de Senador Pompeu e consegue atrair um número cada vez maior de participantes. Há pessoas que participam para pagar promessas, relatando graças e milagres alcançados graças a intercessão das “Almas da Seca”.

Esta é a primeira Caminhada após o tombamento do Sítio Histórico do Patu em nível estadual. O grande complexo dos casarões agora faz parte do cenário da historiografia cearense, por todo o simbolismo que este espaço possui fruto da violência empregada ao povo pobre que morreu concentrado em situação desumana.

Início do Movimento
A romaria ao Santuário da Seca teve início em 1982, no cemitério da Barragem do Patu, por iniciativa do padre Albino Donatti. A ideia da Caminhada surgiu com o objetivo de reverenciar os mortos no mês de novembro, e, portanto, o segundo domingo deste mês foi escolhido pelo sacerdote para reverenciar também os mortos anônimos da seca de 1932. Em 2022 o movimento celebra 40 anos de existência e resistência.

Fonte:quixeramobimagora

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Faustão recebe alta após 47 dias internado, mas seguirá sob orientações médicas

Após 47 dias de internação, Faustão, como é conhecido Fausto Silva, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (12). O ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.