quinta-feira , 22 fevereiro 2024
Home / Destaque / Sindicato dá dicas para evitar acidentes e multas durante as viagens de Carnaval

Sindicato dá dicas para evitar acidentes e multas durante as viagens de Carnaval

O Carnaval é uma das épocas que mais movimenta as estradas no Brasil, consequentemente aumenta os risco de acidentes e infrações. No Ceará, as pessoas buscam viajar para o litoral e até para a região do interior e serras. No entanto, além da diversão e do descanso, o que todos querem é ir e voltar em paz e com segurança. Para isso, o presidente do Sindicato das Autoescolas do Estado do Ceará (Sindcfcs), Eliardo Martins, explica que o planejamento prévio da viagem e a revisão do veículo, são duas atitudes essenciais para o folião não ter dor de cabeça.

“Antes de pegar a estrada, é importante planejar o percurso, conferir no GPS se há trechos com obras e desvios para não ter surpresas desagradáveis no trajeto, escolher os horários mais adequados para evitar os congestionamentos e se informar sobre as condições das estradas. Também é importante conferir todos os documentos do carro e se o IPVA, seguro obrigatório e licenciamento do veículo estão pagos na intenção de evitar multas”, orienta.

Realizar a revisão do veículo também é outro ponto essencial. “Levar em uma oficina mecânica de confiança para verificar o estado geral do veículo, certificar-se de que os pneus estejam em bom estado, nível do óleo e que os sistemas de iluminação e os freios estejam funcionando corretamente. Fora isso, durante a viagem é primordial respeitar os limites de velocidade, as sinalizações e não ingerir bebidas alcoólicas antes de dirigir”.

Eliardo alerta que, caso vá viajar com crianças, deve-se certificar-se de que estão utilizando os dispositivos de retenção adequados para sua idade e peso. “Além disso, é proibido transportar objetos, malas e mochilas soltas no interior do veículo em locais que possam atrapalhar a visão do motorista e se tornarem perigosos em caso de freadas bruscas”, completa. Seguir essas dicas pode fazer toda a diferença para garantir uma viagem segura e sem contratempos neste Carnaval.

Fonte:reporterceara

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Gretchen recebe alta após cirurgia para retirada do útero: ‘Sem dor’

Após passar por uma cirurgia para a retirada do útero, Gretchen passa bem e já está de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.