sexta-feira , 12 abril 2024
Home / Destaque / STF autoriza transferência de recursos do Fundef ao Ceará, anuncia Izolda

STF autoriza transferência de recursos do Fundef ao Ceará, anuncia Izolda

Os cerca de 50 mil profissionais da Educação que aguardam a liberação do pagamento dos recursos de precatórios do Fundef estão agora mais próximos de receber o benefício. O Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou, nesta quarta-feira, 21, a transferência dos valores para conta específica da Caixa Econômica Federal, controlada pelo Estado. O anúncio foi feito pela governadora Izolda Cela, em transmissão pelas redes sociais, que contou com a participação da secretária da Educação, Eliana Estrela.

Os benefícios serão concedidos a professores da rede pública estadual que estiveram em exercício entre agosto de 1998 e dezembro de 2006. Após a efetivação do depósito na conta da Caixa, e a conclusão do cronograma de procedimentos por parte da Secretaria da Educação (Seduc), o dinheiro será repassado imediatamente aos beneficiários.

A fase de recursos termina nesta quinta, 22, para que seja fechada a lista final dos que terão direito a receber o pagamento. Em seguida, será divulgado o valor total do abono de cada beneficiário. O prazo para novos recursos dura 24 horas. Até o dia 30 deste mês, saem as listas com os nomes e valores de todos os beneficiários.

“Sabemos que ainda existe um trâmite burocrático, a partir do momento em que a Caixa Econômica recebe a ordem judicial para fazer a transferência. A Seduc vem trabalhando para que tenhamos as condições necessárias para realizar os pagamentos. Estamos cada vez mais próximos do momento de honrar este compromisso”, enfatiza Izolda Cela.

A governadora ressalta, ainda, que reivindicações importantes da categoria foram atendidas durante o processo, de acordo com o que permitia a legislação. “Uma delas estabelece o pagamento com juros e correções para os professores. E a outra isenta o imposto de renda, o que proporcionou grande alívio aos profissionais. Também contamos com a concordância legislativa, pois essas medidas foram garantidas por lei estadual”, explica Izolda.

Os valores individuais dependem da jornada registrada no período de 01/08/1998 a 31/12/2006 e do total de beneficiários oficializado após o prazo de recursos.

“Estamos muito felizes com essa notícia tão aguardada. Temos uma mesa de negociação, da qual o Sindicato Apeoc faz parte, e estamos trabalhando de forma técnica”, observa a secretária Eliana Estrela.

Todas as referências legais e as etapas do processo de pagamentos dos precatórios do Fundef estão sendo publicadas, de forma transparente, no site oficial da Secretaria, com acesso diretamente pela página principal da pasta.

Fonte:Repórter Ceará

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Romance entre Fiuk e Deolane Bezerra repercute na web e ganha comparação com outro casal famoso

Deolane Bezerra e Fiuk formam o novo casal do momento. O romance viralizou após eles serem vistos juntos, durante o ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.