segunda-feira , 27 maio 2024
Home / Destaque / Tarifa da conta de luz no Ceará tem redução de 3%

Tarifa da conta de luz no Ceará tem redução de 3%

A tarifa da conta de luz no Ceará terá uma pequena redução nos próximos meses. A Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou nesta terça-feira, 12, a revisão da tarifa de energia elétrica da Enel Ceará, que atende 3,8 milhões de residências e empresas no estado. A redução média será de 3,01% e vale a partir de quarta-feira, 13. A informação é do G1-CE.

Em abril, a Enel havia anunciado um aumento de 24% na conta de luz dos clientes cearenses. O aumento no Ceará foi o maior do país. Em outros estados, houve inflação média de 18%.

A empresa, no entanto, fez cobranças acima do valor correto em contas de energia de anos anteriores. Para compensar a cobrança indevida, houve uma revisão na conta de luz.

De acordo com a agência que regulamenta os serviços de distribuição de energia, a redução ocorrerá da seguinte forma:

  • 2,96% para os consumidores conectados em alta tensão (normalmente, empresas e indústrias);
  • 3,02% para clientes com baixo consumo de energia (normalmente pequenas empresas e residências).

Revisão na tarifa da conta de luz

A devolução do valor cobrado a mais pelas distribuidoras de energia foi objeto de projeto de lei aprovado pelo Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro em junho. O objetivo foi frear os reajustes da conta de luz em ano eleitoral.

A mesma lei que autorizou a devolução dos valores obrigou a Aneel a aplicar os descontos nos reajustes tarifários anuais das distribuidoras de energia e a fazer uma revisão extraordinária no caso daquelas que já passaram pelo processo de reajuste em 2022.

Fonte:Repórter Ceará 

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Faustão recebe alta após 47 dias internado, mas seguirá sob orientações médicas

Após 47 dias de internação, Faustão, como é conhecido Fausto Silva, recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira (12). O ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.