sábado , 24 fevereiro 2024
Home / Destaque / Variante BA.5 demonstra maior capacidade de “escapar” das vacinas, diz imunologista

Variante BA.5 demonstra maior capacidade de “escapar” das vacinas, diz imunologista

A variante BA.5, da mesma linhagem da Ômicron, “tem mostrado capacidade de escapar ainda mais da proteção fornecida pela vacina contra a Covid-19”, segundo o imunologista e pesquisador da USP, Gustavo Cabral de Miranda.

Em entrevista à CNN Rádio, ele lamentou que o Brasil “perdeu a chance de zerar o número de mortes” por causa da doença.

“Quando baixamos a taxa para 100 mortes diárias e tínhamos o número de vacinados aumentando, era para termos baixado, como aconteceu na China.”

Para isso, ele destaca que seria necessário manter as restrições, como uso de máscara e distanciamento social, por mais tempo.

“Estamos parados com a vacinação da dose de reforço, já faz semanas que o número não passa de 53%, levando em consideração grupos acima de 12 anos. No total estamos na casa de 45% há semanas, esse é o grande problema.

O imunologista lembra que “quanto mais favorecermos a circulação do vírus, mais damos possibilidade para variantes surgirem.”

 

Ao mesmo tempo, Gustavo Cabral comemorou a decisão da Anvisa de liberar o uso da Coronavac em crianças de 3 a 5 anos de idade.

“Além de mortes, a Covid pode deixar danos para muitas pessoas, não tem como fugir que a melhor arma que existe é a vacina, e as crianças abaixo de 5 anos são o único grupo desprotegido, é muito importante levar essa vacinação.”

De acordo com o pesquisador, a tendência é de que a vacinação para bebês acima de 6 meses, como acontece nos Estados Unidos, também ocorra no Brasil, uma vez que a Anvisa aprove a aplicação.

Fonte:cnnbrasil.

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Gretchen recebe alta após cirurgia para retirada do útero: ‘Sem dor’

Após passar por uma cirurgia para a retirada do útero, Gretchen passa bem e já está de ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.