segunda-feira , 11 dezembro 2023
Home / Destaque / Varíola dos macacos: estudo revela novos sintomas da doença

Varíola dos macacos: estudo revela novos sintomas da doença

Um estudo publicado pelo “The New England Journal of Medicine” incluiu feridas na região genital, no ânus e na boca dos infectados como novos sintomas da varíola dos macacos.

Dos 528 casos da enfermidade investigados em 16 países, 10% tiveram apenas lesões nas regiões genitais e 15% reclamaram de dores anais.

Segundo o artigo, o surto global da monkeypox sugere alterações nos aspectos biológicos do vírus, mudanças no comportamento humano ou ambos.

“Tais mudanças podem ser impulsionadas pelo declínio da imunidade à varíola, relaxamento das medidas de prevenção da Covid-19, retomada de viagens internacionais e interações sexuais associadas a grandes reuniões”, explica.

TRANSMISSÃO

A doença é causada por um vírus, que pode ser transmitido a seres humanos por meio do contato com animal, pessoa ou material corporal infectado. Apesar do nome, o surto não tem relação com macacos, alerta o Ministério da Saúde (MS).

Outros sinais são:

dor de cabeça
dor nas costas ou musculares
inflamações nos nódulos linfáticos
calafrios
exaustão
Os sinais e sintomas da monkeypox duram de 2 a 4 semanas, conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS), e desaparecem por conta própria, sem tratamento.

O período de incubação do vírus monkeypox é “tipicamente de 6 a 16 dias”, mas pode chegar a 21 dias, como explica o Ministério da Saúde. Ou seja, esse é o período que o paciente pode manter sem sintomas após ter contraído o vírus.

Fonte:diariodonordeste

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Cleo e o marido planejam quarto casamento: ‘Entendo meu pai agora’

Cleo está planejando a quarta festa de casamento com Leandro D’Lucca. O projeto foi compartilhado pela cantora ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.