segunda-feira , 11 dezembro 2023
Home / Destaque / Veja famosos que já sofreram com uso de cigarro eletrônico; entenda riscos

Veja famosos que já sofreram com uso de cigarro eletrônico; entenda riscos

O uso de cigarro eletrônico, também conhecido como ‘vape’, tem gerado cada vez mais problemas de saúde e casos de internações, inclusive entre os famosos. No caso mais recente, no sábado (25), o modelo e influenciador Lucas Viana, 31, precisou ser socorrido às pressas por uma ambulância após sentir falta de ar, causada pelo uso do dispositivo.

“Acabei de sair do pronto-socorro. Estava na festa e, de repente, me faltou ar de um jeito surreal. Não vinha nada, parecia que estava entupido de saliva. A gente nunca acha que vai acontecer com a gente. Hoje aconteceu comigo, mas amanhã pode acontecer com você. Isso aqui, a partir de hoje, não vai mais fazer parte da minha vida. Fica o alerta, o negócio é sério”, disse ele, na ocasião.

Além do campeão de “A Fazenda 11”, a lista de famosos e celebridades que já sofreram os malefícios da prática conta com vários nomes. Em abril deste ano, a cantora Solange Almeida desabafou sobre os problemas causados em sua carreira pelo uso do vape. Ela se tornou dependendo do produto no começo da pandemia de Covid-19 e disse ter perdido a capacidade de cantar como antes.

Atualmente, faz fisioterapia para recuperar a voz. “É um começo da nova Solange, depois desse uso indevido do cigarro eletrônico, que quase culminou na perda total da minha voz e do meu emocional por inteiro. Me tirou do chão, de verdade”, disse.

ZÉ NETO FEZ ALERTA
Já em dezembro de 2021, o cantor Zé Neto usou o Instagram para falar sobre o próprio estado de saúde. Na publicação, o sertanejo falou do problema pulmonar que ele passava e do tratamento. Na gravação, ele ainda alertou os fãs para não consumirem cigarros eletrônicos

“Está tudo bem. Realmente, passei por um problema sério no pulmão devido ao cigarro, esse vape, inclusive, dou o alerta para quem mexe com essa bosta pare com isso. É um cigarro como qualquer outro e faz mal do mesmo jeito e até mais”, descreveu.

Na época, precisou realizar tratamento ao que foi identificado pelos médicos como “foco de vidro”. O sertanejo começou a apresentar dificuldade para cantar por conta da respiração afetada.

Doja Cat, estrela do pop norte-americano, também sofreu com o uso do cigarro eletrônico. Em maio deste ano, ela teve que cancelar sua turnê de shows após ser submetida a uma cirurgia às pressas nas amígdalas por uso do dispositivo. Segundo a cantora, o “veneno presente no vape” penetrou em sua garganta, o que provocou uma ferida aberta.

Segundo dados colhidos pela Coordenação de Prevenção e Vigilância do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), que analisou diversos estudos, quando estes dispositivos possuem nicotina, a necessidade constante de utilizá-lo pode ser sempre maior.

ENTENDA OS RISCOS

A médica epidemiologista Liz Almeida, coordenadora de Prevenção e Vigilância do Inca, contou, em entrevista à Agência Brasil em maio do ano passado, que os cigarros eletrônicos eram vistos inicialmente como forma de sair do vício. Entretanto, logo se mostraram prejudiciais nesse aspecto.

“A indústria passou a investir de forma muito tensa em fazer novos usuários. A maior adesão que esse produto teve em todo o mundo foram os jovens que nunca tinham fumado”, pontuou.

 

Legenda: Líquidos são colocados dentro dos vaporizadores para o funcionamento
Foto: Shutterstock

 

Nesse sentido, explicam os especialistas, o contato com o cigarro eletrônico pode acabar servindo como incentivo ao uso do cigarro comum.

Ao todo, o Inca analisou 22 estudos de diferentes países sobre o tema, que incluíram um total de 97.659 participantes que já fizeram uso do dispositivo.

PERIGOS 

Mas não é só a nicotina que influencia no uso de cigarros desse tipo. Mesmo as opções zeradas dessa substância ainda podem representar perigos diversos à saúde do usuário.

Conforme o otorrinolaringologista Paulo Manzano, que concedeu entrevista ao Diário do Nordeste em novembro de 2021, os metais pesados como chumbo, níquel e cádmio, que estão inclusos na composição dos vaporizadores, são nocivos aos seres humanos.

Além disso, o próprio vapor gerado pelo objeto pode ser responsável por desenvolver uma inflamação pulmonar, ainda que quando exista a presença de nicotina o risco seja maior.

VEJA ALGUNS POSSÍVEIS DANOS DO USO DO CIGARRO ELETRÔNICO:

  • náusea,
  • vomito,
  • queimaduras,
  • irritação do trato respiratório superior,
  • tosse seca,
  • ressecamento ocular,
  • decréscimo da exalação de óxido nítrico sintetizado nos pulmões,
  • alterações brônquicas,
  • risco de câncer de pulmão.
  • Fonte:/diariodonordeste.verdesmares.com.br/entretenimento

 

Sobre Sertão Midia

Veja Também

Cleo e o marido planejam quarto casamento: ‘Entendo meu pai agora’

Cleo está planejando a quarta festa de casamento com Leandro D’Lucca. O projeto foi compartilhado pela cantora ...

DEIXAR UM COMENTÁRIO

Política de moderação de comentários: A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro ou o jornalista responsável por blogs e/ou sites e portais de notícias, inclusive quanto a comentários. Portanto, o jornalista responsável por este Portal de Notícias reserva a si o direito de não publicar comentários que firam a lei, a ética ou quaisquer outros princípios da boa convivência. Não serão aceitos comentários anônimos ou que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal e/ou familiar a qualquer pessoa. Comentários sobre assuntos que não são tratados aqui também poderão ser suprimidos, bem como comentários com links. Este é um espaço público e coletivo e merece ser mantido limpo para o bem-estar de todos nós.